
Carreta da Inovação trará experiências tecnológicas e novidades para Umuarama
A carreta estará na Praça Arthur Thomas recebendo os visitantes das 8h às 12h e das 15h às 19h


No período de 11 a 15 deste mês, a Carreta da Inovação oferecerá diversas atrações gratuitas voltadas à cultura, inovação, ciência e tecnologia para a população local e visitantes de toda a região. A carreta estará na Praça Arthur Thomas, no centro de Umuarama, recebendo os visitantes das 8h às 12h e das 15h às 19h.
As carretas da inovação recebem exposições dos museus do Paraná, oficinas e atividades artísticas, oficina Inteligência Artificial para Redes Sociais e o uso de óculos com tecnologia 3D, além de apresentações sobre tecnologias de ponta em áreas diversas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para os visitantes.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto fala sobre o que o público ter acesso. “A iniciativa é um projeto do governo do Estado que envolve vários parceiros, incluindo as prefeituras das cidades que a recebem. A Carreta da Inovação é preparada com tecnologia de ponta para promover a inclusão digital, qualificação profissional e difusão de conhecimentos tecnológicos”.
O que tem na Carreta da Inovação
O projeto traz um veículo adaptado com sala de aula, mobiliário, televisor, computador e outros equipamentos para uso durante as atividades. Além disso promove ações também para crianças, como cama elástica e atrativos, em parceria com o Sesc, e conta ainda com um espaço externo composto por tendas com capacidade para até 198 pessoas, painel de LED e espaço que APIs oferecerem suas atividades aos participantes.
O projeto seguirá percorrendo os municípios do Estado ao longo do ano. O objetivo é democratizar o acesso à tecnologia, fortalecendo o ecossistema de inovação e incentivando o empreendedorismo em regiões com menor acesso a centros tecnológicos.
A promoção é da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). São parceiros a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária, e apoiadores o Senai, Sesc e Senac.
(Informações: Assessoria PMU)