
Cemitério de Umuarama tem área de ampliação que já está ligada por via pavimentada
A ampliação incluirá 918 novos terrenos para jazigos com a possibilidade de sepultar mais de 1.800 falecidos


O Cemitério Municipal de Umuarama já conta com ligação asfáltica entre a parte antiga e o terreno que foi incorporado para ampliação da capacidade de sepultamentos. Na última semana, uma equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos concluiu a pavimentação da rua de acesso à nova área, que fica nos fundos do Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa.
O serviço se concentra agora na regularização do talude lateral aos muros do cemitério antigo para correção e plantio de grama. De acordo com o diretor-presidente da Administração de Cemitérios e Serviços funerários (Acesf), Benedito Moreno dos Santos, a ampliação incluirá 918 novos terrenos para jazigos com a possibilidade de sepultar mais de 1.800 falecidos – já que cada espaço pode receber dois túmulos (um sobre o outro).
“Além disso, futuramente a área receberá um gavetário que vai estender ainda mais a capacidade de sepultamentos – que hoje variam entre 120 e 150 por mês, em média. Com a ligação asfáltica restam agora apenas pequenos ajustes, como calçada e acesso a pedestres, para a área ser libera aos sepultamentos”, completou o diretor.

Recadastramento no cemitério de Umuarama
O diretor-presidente explica que a Acesf está convocando concessionários de terrenos no cemitério de Umuarama para atualização de dados cadastrais. O trabalho é destinado a aquisições de terrenos anteriores a 2019.
O recadastramento é necessário para atualizar o banco de dados, melhorar o controle de gestão e facilitar o contato com o responsável, se necessário. Além disso, integrar a localização dos lotes por coordenadas geográficas na ferramenta ‘Pesquisa de Falecidos’, no site www.obituario.umuarama.pr.gov.br.
Quem cadastrou dados recentemente não precisa repetir o processo. No caso de túmulo em situação de abandono/ruínas, sem cuidado por longos períodos ou não visitado, a Acesf busca a regularização junto aos concessionários.
Não sendo possível o contato, inicia-se processo de reversão do terreno conforme a legislação. Neste caso, são respeitados prazos e etapas, para que o espaço possa ser novamente ocupado no futuro. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (44) 3622-5878.

(Informações: Assessoria PMU)