
Queda de energia mata 55 mil peixes e causa prejuízo de R$ 300 mil, no Paraná
Sem energia, os equipamentos de oxigenação da criação pararam de funcionar, levando à morte dos animais


Uma queda de energia no Distrito Sede Alvorada, em Cascavel, matou mais de 55 mil peixes de uma produtora rural, na tarde de quarta-feira (5). Sem eletricidade, os equipamentos responsáveis pela oxigenação da água pararam de funcionar, levando à morte dos animais.
Perda total da criação
Em suma, os peixes estavam distribuídos em dois açudes: um com 25 mil tilápias e outro com 30 mil, totalizando cerca de 50 toneladas. Como resultado, os animais entraram em sofrimento e morreram. Ou seja, o prejuízo estimado pela piscicultora chega a R$ 300 mil.
Ademais, imagens feitas no local mostram os peixes boiando na água e sendo retirados às margens dos açudes para descarte.
Energia voltou tarde demais
A queda de energia ocorreu por volta das 15h30 de quarta-feira. Além disso, ela só foi restabelecida às 13h45 desta quinta-feira (6), quando já havia matado os peixes.
A Copel emitiu uma nota sobre o caso:
“A rede que atende a propriedade rural indicada pela reportagem foi atingida pela queda de duas árvores de grande porte, durante o temporal desta quarta-feira; a Copel informa que prestou atendimento ainda ontem ao local e prossegue hoje nos trabalhos de manutenção, previstos para serem concluídos por volta das 16h. A queda das árvores causos desalinhamento de postes, quebra de cruzetas, rompimento de cabos e danos a isoladores.
A tempestade teve Alerta Amarelo, de Perigo Potencial, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), – com fortes rajadas de vento, volumes concentrados de chuva e descargas elétricas. As equipes de campo da Companhia seguem no trabalho de restabelecimento da energia de cerca de 1,8 mil unidades consumidoras desligadas na região Oeste Paranaense.”
(Com informações Catve)