
Complexo de piscinas do Riacho Doce em Xambrê atrai gente de todo o noroeste
Do café para o turismo rural, investimento bem-sucedido da família Ribeiro é um convite à descontração e ao lazer em meio à natureza


Um complexo de piscinas faz do sítio da família Ribeiro, no distrito de Elisa, em Xambrê, destino certo para quem busca momentos relaxantes e contato direto com a natureza.
Trata-se do balneário ‘Riacho Doce’, fruto de um empreendedorismo que se destaca no noroeste do Paraná, pela ousadia do investimento feito há 30 anos. Inaugurado em 1993, suas águas naturais atraem visitantes de toda a região. OBemdito foi conhecer.
Lá, vimos que o diferencial está na simplicidade que encanta. O espaço é bacana e tem tudo para uma diversão relaxante. Fomos recebidos pelo proprietário, o empresário rural Cláudio Ribeiro, 59 anos, e seu filho Igor Ribeiro, 27.
Alimentado por água de mina, que vem de um córrego que nasce na propriedade, o complexo de piscinas se integra harmoniosamente ao verde exuberante ao seu redor. Dois tobogãs retos e outro em espiral colaboram para aumentar a alegria dos banhistas.
São dez piscinas – seis para adultos e quatro para crianças; a mais requisitada é também a maior: é retangular e tem 40×30 metros. Ficam abertas para o público de 7 de setembro ao domingo de Páscoa.
O local oferece também 50 quiosques equipados com churrasqueiras, proporcionando um ambiente ideal para encontros familiares e confraternizações entre amigos. E quem quer passar uma noite, acampado, também pode.
O cliente pode levar comida e bebida [de álcool, somente cerveja; outras, não são permitidas]. Ou pode comprar no bar do balneário, que vende também lanche.

Complexo de piscinas é pioneiro na região
Para a família Ribeiro, a motivação para investir no complexo de piscinas veio com a decadência da cafeicultura. “Antes aqui tudo era café”, informa Cláudio. “Derrubamos tudo em 1987”, completa, em tom entristecido.
Mas deu a volta por cima quando optou pelo turismo rural, não sem antes tentar a sorte na cidade grande. “Fui para São Paulo, lá trabalhei em fábrica, mas não me adaptei… Voltei correndo e tive que me reinventar”, conta, rindo.
Segundo ele, a ideia era criar um lugar onde todos se sentissem em casa, onde a simplicidade e a beleza natural fossem as principais atrações. “E assim fizemos”, afirma, demonstrando orgulho por seu projeto se destacar entre os pioneiros do setor na região.

No Riacho Doce, tudo está ligado à hospitalidade. “Nosso foco sempre foi proporcionar uma experiência acolhedora, voltada a conectar as pessoas com a tranquilidade do campo e, ao mesmo tempo, fazer do turismo rural a fonte de renda da nossa propriedade”, diz Igor, que é formado em Administração e ajuda o pai na gestão da empresa.
Saiba mais em @riachodocepiscina
Endereço: Estrada Madalena, 552 – Elisa – Xambrê/PR – WhatsApp: (044) 99706-0981






