
Homem invade casa, agride ex-companheira e rouba celular em Umuarama
O suspeito fugiu do local e até o momento não foi localizado


Um homem invadiu a casa para agredir e roubar o celular da ex, na madrugada desta segunda-feira (6), no Jardim das Cerejeiras, em Umuarama. A Polícia Militar foi ao local por volta das 2h, mas o suspeito fugiu antes da chegada da equipe.
De acordo com o relato da vítima, de 27 anos, o ex, de 26, pulou a grade do portão, arrombou a porta principal e tentou entrar à força na residência. Ao tentar impedi-lo, ela sofreu lesões. Com medo, se trancou em um dos quartos junto com as crianças que estavam na casa, mas o homem arrombou a porta do cômodo e, sob ameaças, tomou o celular dela.
Ao perceber o acionamento da polícia, o agressor fugiu em um veículo. Diante do risco à vítima e às crianças, os policiais a encaminharam a um local seguro. O paradeiro do homem ainda é desconhecido, e a mulher manifestou interesse em formalizar a denúncia.
Violência doméstica
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) segue com o programa Mulher Segura, braço da Operação Vida realizada em municípios do Paraná. A iniciativa promove o empoderamento feminino e palestras de conscientização sobre direitos da mulher para homens e mulheres.
Houve uma redução de 18% nos crimes de feminicídios nas 20 cidades que receberam o programa no ano passado (foram 37 casos em 2024 e 45 em 2023). De maneira geral, esse ainda é um problema enfrentado pelas forças de segurança e toda a sociedade: foram 109 casos de feminicídio no último ano.
No início de fevereiro, a Sesp anunciou que a Operação Mulher Segura ocorrerá nos 399 municípios em 2025. O Governo do Estado também destinará novos recursos para a realização de palestras ministradas por policiais, ampliando o alcance das ações preventivas. Além disso, desde sua implantação, já ocorreram 421 palestras para mais de 51 mil pessoas.