Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Exames de DNA das crianças vítimas de incêndio em Tapira podem levar até 90 dias

Familiares das vítimas ainda não compareceram no IML de Umuarama para a coleta do material biológico

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Exames de DNA das crianças vítimas de incêndio em Tapira podem levar até 90 dias
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 8 de março de 2025 às 10h00 - Modificado em 8 de março de 2025 às 16h38

O exame de DNA das duas crianças vítimas de um incêndio residencial em Tapira, ocorrido na tarde desta sexta-feira (7), pode demorar de 30 a 90 dias. As informações são do Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama, que segue com os corpos.

As informações até o momento são de que a família das vítimas, possivelmente paraguaia, não apareceu no IML para que seja feita a coleta do material biológico. Geralmente os peritos coletam amostras de DNA de familiares próximos, como pai ou mãe ou irmãos.

Após isso, o material coletado – que pode ser extraído do sangue, saliva ou amostras de tecido – é enviado para um laboratório de genética forense em Curitiba. Como resultado, o parecer acaba saindo entre 30 a 90 dias depois. A média costuma ficar em 60 dias.

Ainda segundo o IML, os corpos estão em estado bastante carbonizados, o que impossibilita qualquer outro tipo de exame de reconhecimento das vítimas do incêndio que não seja por DNA. O Consulado afirmou à unidade que a família deve comparecer neste sábado (8).

O incêndio

O incêndio na residência matou duas crianças, com cerca de três anos, na Zona Rural de Tapira. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Umuarama, o imóvel ficou completamente destruído e algumas paredes ficaram em pé, além das vítimas, que estavam carbonizadas.

Segundo o Tenente Tiago, do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI) de Umuarama, o Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 12h30 desta sexta pela Polícia Militar (PM) de Tapira. Nesse sentido, os policiais informaram sobre um incêndio com duas possíveis vítimas, de 3 anos de idade.

O quartel de Cruzeiro do Oeste encaminhou uma equipe com caminhão para Tapira e a unidade de Umuarama também se deslocou. Porém, o 6º SGBI fica cerca de 80 quilômetros distante do local do fato e o deslocamento demorou cerca de uma hora.

Os bombeiros realizaram o rescaldo do fogo e efetuaram o resguardo do local. A Polícia Científica compareceu junto com a equipe do Instituto Médico-Legal (IML), que recolheu os corpos das vítimas.

Tapira Incêndio Destrói Casa E Duas Crianças Morrem Carbonizadas (2)

Suspeita de duplo homicídio

Uma mulher acabou presa por duplo homicídio culposo o incêndio que tirou a vida das crianças. A Polícia Civil (PCPR) fez a prisão da jovem, de 19 anos, que é mãe de um dos meninos e irmã do outro.

O delegado Douglas Miller Morais, da 19ª Delegacia Regional (DRP) de Cidade Gaúcha, divulgou informações sobre a situação. Na nota, ele relata que a equipe da 19ª DRP iniciou as diligências imediatamente, com o objetivo de coletar informações que pudessem esclarecer o caso.

“Durante as investigações, constatou-se que a mãe de uma das crianças/irmã da outra (mulher de 19 anos), também estava na casa no momento do incêndio. Questionanda, a citada mulher entrou em contradições em explicar os fatos”, informou o delegado.

Morais disse que a Polícia Civil ouviu a médica que prestou assistência à moradora da casa incendiada. A médica relatou que a mulher apresentava versões suspeitas sobre o fato. Os policiais também ouviram a assistente social que vinha acompanhando a família. Ela relatou que já tinha procedimentos para averiguar atos de negligência da mulher com as crianças.

“Por fim, em seu interrogatório, a mulher admitiu que as crianças tinham o costume de ‘brincar com fogo’. E não soube explicar o motivo por não ter tentado salvar as crianças. A polícia realizou a prisão em flagrante da mulher por duplo homicídio culposo, devido a sua obrigação de Garante”, explicou o delegado de Cidade Gaúcha.

A investigada foi entregue ao sistema penitenciário e a polícia deve seguir averiguando o caso. O homicídio culposo ocorre quando não há intenção de matar.

Tapira Incêndio Destrói Casa E Duas Crianças Morrem Carbonizadas (3)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas