Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Dom José Maria Maimone está respondendo bem ao tratamento e apresenta melhora clínica

A equipe médica informou que o Bispo Emérito ainda está em estado grave, mas estável

Foto: Diocese de Umuarama/Arquivo
Dom José Maria Maimone está respondendo bem ao tratamento e apresenta melhora clínica
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 8 de março de 2025 às 17h51 - Modificado em 9 de março de 2025 às 08h37

A Diocese de Umuarama divulgou uma atualização do estado de saúde de Dom José Maria Maimone por volta das 16h30 deste sábado (8). De acordo com a nota, o Bispo Emérito de Umuarama está respondendo bem ao tratamento e apresenta melhora clínica.

Dom José Maria Maimone “segue em constante melhora clínica, respondendo bem às medicações e ao uso de antibióticos”, explica a Assessoria de Imprensa Diocesana.

A atualização informa que “pela manhã, [o bispo] esteve desperto, conversando com os médicos e aceitando bem a fisioterapia. Apresenta melhora da função renal e boa diurese. Ainda há necessidade de oxigênio suplementar, administrado por cateter nasal de alto fluxo”.

O Bispo Emérito segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Os médicos Renan Mozzato Juliani (coordenador da UTI) e Aldo Pesarini (cirurgião cardiovascular) declararam que o quadro de saúde de Dom José permanece grave, porém estável.

A Igreja Católica pede que os fiéis sigam em oração para que o religioso restabeleça sua saúde.

Diagnóstico do problema cardíaco de Dom José

Dom José Maria Maimone está hospitalizado desde o último domingo (2) após sofrer uma queda no banheiro. Os médicos realizaram exames e descobriram que ele está com um problema cardíaco.

Os médicos chegaram à conclusão de que seria necessário implantar um marcapasso. Dom José, que atualmente tem 92 anos, estava no Hospital Cemil e foi transferido para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, que é referência em cardiologia.

Os médicos realizaram exames no Bispo Emérito e o internaram na UTI. Na quarta-feira (5) a equipe médica tentou fazer uma tomografia, porém, Maimone se mexeu bastante e não foi possível concluir o procedimento. O exame era necessário para identificar se há alguma lesão, uma vez que religioso apresenta confusão mental.

Na quinta-feira (6) os médicos informaram que Dom José estava em estado séptico, que é considerado um agravamento do quadro clínico e pode levar à falência dos órgãos ou até à morte. Foi realizada a cirurgia para implantação do marcapasso de forma provisória e identificada uma infecção pulmonar (pneumonia).

O boletim atualizado na sexta-feira (7) indicou que o estado de Dom José seguia grave, porém estável. O religioso estava recebendo tratamento para a pneumonia e utilizando oxigênio suplementar por alto fluxo, técnica ventilatória empregada em casos de maior complexidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas