
Começa a retirada de balsa naufragada que atingiu ponte sobre o Rio Ivaí
A balsa bateu na poste no mês de dezembro, época em que fortes chuvas atingiram o Paraná


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou o início da operação de corte e desmonte da balsa naufragada junto à ponte sobre o Rio Ivaí na PR-317. A ponte está localizada entre Floresta, na região Noroeste, e Engenheiro Beltrão, no Centro-Oeste.
O incidente aconteceu em dezembro de 2024, durante a cheia do rio. Desde então, os projetos e autorizações necessários estavam tramitando para aprovação, junto à Marinha do Brasil.
A empresa responsável pela administração da balsa contratou os serviços de retirada e o trabalho segue nos próximos dias. Devido às elevadas temperaturas no Interior da embarcação, estão sendo estudados horários diferenciados de trabalho para garantir o bem-estar da equipe.
O vídeo abaixo mostra o dia que a balsa bateu na ponte:
Interdição para a retirada da balsa naufragada
Mesmo após a retirada da balsa naufragada será necessário manter a ponte interditada, devido aos danos causados em um dos pilares. A empresa dona da balsa está elaborando o projeto de recuperação. Ele prevê encamisar o pilar danificando, praticamente fazendo um pilar novo ao seu redor, garantindo estabilidade estrutural e evitando uma intervenção maior na ponte.
A empresa fará uma avaliação da base do pilar após a remoção da balsa para analisar se o projeto está correto. A empresa responsável pela balsa vai arcar com os custos do projeto e da obra.
O DER/PR desviará o tráfego de veículos durante a interdição para uma ponte próxima, também na PR-317.

Ponte da PR-317
Esta ponte sobre o Rio Ivaí tem 341,4 metros de comprimento por 11 metros de largura, e 10,6 metros de altura entre o nível da água e a estrutura.
