Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Combate ao abandono escolar em Umuarama ganha reforço com ações integradas

A proposta é criar fluxos eficazes para identificar e atender alunos em risco de abandono.

Foto: Assessoria PMU
Combate ao abandono escolar em Umuarama ganha reforço com ações integradas
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 11 de março de 2025 às 19h38 - Modificado em 11 de março de 2025 às 19h45

A Secretaria Municipal da Educação promoveu, nesta segunda-feira (11), uma reunião para articular estratégias de combate ao abandono escolar. O encontro reuniu gestores, assistentes sociais e profissionais de saúde para alinhar ações.

A iniciativa busca diminuir a infrequência de alunos nas escolas municipais e estaduais. “Combater o abandono escolar é um desafio coletivo. Precisamos direcionar os encaminhamentos corretamente para garantir o acesso à educação”, afirmou a secretária Letícia Labiak.

Ações integradas para prevenir evasão

A reunião contou com representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. A secretária Maria Luísa Bertoco destacou a importância da colaboração intersetorial. “A evasão escolar está ligada a questões sociais e econômicas. Precisamos atuar juntos para oferecer suporte adequado”.

A chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Cordeiro Lazzarim, ressaltou o impacto da saúde psicológica no desempenho escolar. “Muitas crianças abandonam a escola devido a problemas emocionais. Um olhar atento pode mudar essa realidade”.

Fatores que influenciam o abandono na educação

A desistência escolar pode ser causada por vulnerabilidades familiares, violência e dificuldades financeiras. Viviane Aparecida da Silva Lopes, do setor de Documentação Escolar, explicou que o fenômeno tem origem dentro e fora das escolas. “A organização social e a situação econômica das famílias afetam diretamente a frequência dos alunos”.

Programa de Combate ao Abandono Escolar

O programa conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais do Núcleo Regional de Educação, assistentes sociais e psicólogos. Representantes do Conselho Tutelar, Guarda Mirim e serviços de assistência também participaram da reunião.

A proposta é criar fluxos eficazes para identificar e atender alunos em risco de abandono. “Com a integração entre os setores, as escolas saberão a quem recorrer para cada situação”, concluiu Viviane.

A educação é um direito fundamental. A iniciativa reforça a necessidade de ações preventivas para garantir que todas as crianças permaneçam na escola.

(OBemdito com informações Assessoria PMU)

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