Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial de 4,83% para servidores públicos de Umuarama

O reajuste é destinado a todos os servidores municipais, incluindo ativos, inativos e pensionistas das administrações direta, indireta, autárquica e fundacional

Foto: Assessoria Câmara
Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial de 4,83% para servidores públicos de Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 11 de março de 2025 às 19h04 - Modificado em 11 de março de 2025 às 23h00

A Câmara de Vereadores de Umuarama realizou na última segunda-feira (10), duas sessões importantes: uma extraordinária e outra ordinária. Ambas com pautas que impactam diretamente a administração municipal e os direitos dos cidadãos.

A primeira sessão, extraordinária, ocorreu às 18h30 e teve como principal pauta o Projeto de Lei Ordinária 10/2025. O projeto propõe um reajuste salarial de 4,83% para servidores municipais de Umuarama, incluindo servidores ativos, inativos e pensionistas das administrações Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional.

O reajuste, conforme estudos técnicos, está alinhado com a variação da inflação medida pelo IPCA de janeiro de 2025 a março de 2026, com um pequeno ganho real de 0,02%.

Após análise, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão. Além disso, a Câmara de Vereadores de Umuarama dispensou o prazo regimental, permitindo a votação em dois turnos na mesma sessão. O projeto seguiu para sanção do Executivo.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores

Às 19h30, ocorreu a sessão ordinária. Durante a sessão, foram apreciadas três propostas. A primeira foi o veto total ao autógrafo de Lei Complementar nº 22/2024, que visava alterar o Código de Obras do Município. O veto foi mantido por unanimidade, com a justificativa de vícios de legalidade e constitucionalidade.

Em seguida, foi analisado o Projeto de Decreto Legislativo 01/2025, que trata da denominação de vias públicas em Umuarama. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

Eleição da Procuradoria da Mulher

Por fim, a eleição para a Procuradoria da Mulher foi realizada. A vereadora Cris das Frutas foi eleita presidente, e a vereadora Enfermeira Rosangela Lavagnolli ficou com o cargo de vice-presidente. A Procuradoria da Mulher tem como principal objetivo promover políticas públicas de igualdade de gênero e apoiar mulheres vítimas de violência.

(OBemdito com Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas