Redação Publisher do OBemdito

Agentes de combate à dengue usam drones em vistoria no Parque de Exposições de Umuarama

Além dos trabalhos em solo, os drones são utilizados para localizar possíveis acúmulos de água na cobertura das instalações

Foto: Assessoria PMU
Agentes de combate à dengue usam drones em vistoria no Parque de Exposições de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de março de 2025 às 13h21 - Modificado em 12 de março de 2025 às 13h21

Para garantir mais segurança aos visitantes, o serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana um trabalho de prevenção contra a dengue no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, onde acontece nos próximos dias mais uma edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Silva, lembra que o cuidado nas dependências do parque é extremamente importante devido à concentração de pessoas durante os dias da Expo Umuarama.

“Muita gente da região vem visitar a feira e, embora a situação esteja sob aparente controle na Capital da Amizade, temos cidades próximas com alto índice de casos e algumas em situações de epidemia de dengue. Por isso, estamos fazendo um ‘pente fino’ agora e vamos manter esse cuidado durante toda a exposição”, afirmou.

Na última segunda-feira, 10, os agentes de combate a endemias iniciaram a aplicação de inseticida com bombas costais, visando eliminar o mosquito adulto (alado), e intensificaram as vistorias para encontrar e eliminar possíveis focos larvários. Além disso, a equipe tem realizado vistoria aérea com drone, para localizar possíveis acúmulos de água na cobertura das instalações.

Nesta quinta-feira, 13, será iniciado o trabalho de obturação de ocos e frestas de árvores com o plantio de mudas de orquídeas. “Faremos vistorias nas árvores e onde tiver oco juntando água da chuva, que formam um depósito natural para o mosquito depositar seus ovos, usaremos as orquídeas para eliminar esse possível criadouro”, explicou Regiani.

De acordo com a coordenadora, por determinação da secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, o trabalho de monitoramento e vistorias dos agentes da dengue se estenderá por esta semana e continuará nos próximos dias, durante toda a realização da Expo Umuarama.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas