Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Expo Umuarama recebe eventos que abrem espaço de debates sobre políticas públicas

Entidades aproveitam o evento para promover reuniões e fóruns; a Assembleia Legislativa realiza sessão com deputados estaduais

Estande da Alep, na Expo Umuarama: sessão está prevista para começar às 18h - Foto: Igor Gobbo/ Assessoria Expo Umuarama
Expo Umuarama recebe eventos que abrem espaço de debates sobre políticas públicas
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 13 de março de 2025 às 14h04 - Modificado em 13 de março de 2025 às 16h07

A Expo Umuarama está se transformando em um ponto estratégico para a articulação política e o debate de políticas públicas. A feira começa nesta quinta (13) e segue até o dia 23 de março. A exposição já é consagrada como um tradicional evento agropecuário do noroeste do Paraná, monimentando o setor do agronegócio e atraindo milhares de visitantes.

No entanto, a Expo Umuarama está se consolidando como um espaço que reúne lideranças políticas, secretários de governo e parlamentares. Na 50ª edição acontecem importantes eventos que discutem temas cruciais para a região.

A programação contempla painéis sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e incentivos ao setor produtivo. Assim, a feira se tornou um espaço privilegiado para negociações e alinhamentos políticos. “Isso consolida a Expo como um palco de diálogo entre representantes do poder público e a sociedade civil”, afirma o presidente da SRU (Sociedade Rural de Umuarama), Milton Gaiari.

“Com essa dinâmica, a Expo Umuarama não apenas mantém sua relevância econômica, mas também se firma como um polo de debate e articulação política no cenário estadual”, acrescenta Gaiari.

O presidente da SRU cita a presença de autoridades estaduais e federais para destacar a importância da Expo Umuarama como um termômetro das demandas regionais: “A expectativa é de que as discussões realizadas durante o evento influenciem decisões estratégicas e políticas voltadas ao desenvolvimento do Paraná”.

Assembleia Itinerante na Expo Umuarama

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) agendou sessão no Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega. O evento acontece nesta sexta-feira (14) e começa às 18h. A sessão será comandada pelo presidente da entidade, Alexandre Curi. A Assembleia Itinerante reunirá vários deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças.

A Assembleia Legislativa realiza a sessão na Expo Umuarama pelo segundo ano consecutivo. Além disso, a Casa de Leis estadual repete a iniciativa de instalar no Parque um estande para atender a população. O objetivo é beneficiar o Noroeste com o Assembleia Itinerante. O projeto promove a descentralização do poder legislativo estadual e permite a captação de pedidos e sugestões.

Amerios fará reunião com prefeitos da região

A Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios) também aproveita o movimento da Expo Umuarama para uma reunião com os prefeitos que fazem parte da entidade. O encontro será nesta sexta, a partir das 16h no auditório Ademar Uliana Filho.

A iniciativa tem por objetivo fortalecer o diálogo entre os gestores municipais e ampliar ações conjuntas para o desenvolvimento dos 21 municípios que compõem a Amerios.

Fórum de Secretários Municipais de Agricultura

Entre outros eventos, a Expo Umuarama também será palco do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura. A reunião está agendado para esta sexta-feira a partir das 8h30. Os assuntos pautados tratam do papel da Secretaria e do secretário.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza é um dos convidados. Ele abordará temas ligados a políticas públicas de estímulo à agropecuária e fomento ao agronegócio (Sistema Seagri).

E o outro palestrante é o diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), médico veterinário Otamir Cesar Martins. Ele dará ênfase à importância da adesão dos municípios ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade).

(Informações: Assessoria Expo Umuarama/Graça Milanez)


Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas