
Scanavaca defende curso gratuito de medicina na UEM em Umuarama
Umuarama já conta com um curso de medicina, criado pela Unipar, e que atrai alunos de várias partes do Brasil


O prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos) disse que está trabalhando para a instalação de um curso de medicina na UEM em Umuarama, desta vez gratuito. O anúncio foi feito na solenidade de abertura da 50ª Expo Umuarama, na noite desta quinta-feira (13).
A unidade da UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi implantada no município em 2002, na primeira gestão de Scanavaca como prefeito. Naquele momento foram cinco cursos superiores (tecnologia construção civil, tecnologia em meio ambiente, tecnologia em alimentos, agronomia e veterinária). Depois vieram as engenharias.
Neste ano de 2025 mais três graduações foram efetivadas: arquitetura e urbanismo, engenharia da computação e tecnologia em gastronomia. Há também a oferta de cursos à distância, muito requisitados. As obras do novo bloco de salas de aula e laboratórios foram retomadas, com recursos do governo estadual.
Para Scanavaca, o primeiro curso de medicina de Umuarama, criado pela Unipar (Universidade Paranaense) é uma grande conquista. Uma nova opção, agora gratuita, colocaria o município em um novo patamar, atraindo ainda mais estudantes, que não podem pagar pela formação, e profissionais especializados, para a docência.
Enquanto falava sobre os planos, Scanavaca pediu para que o reitor da UEM, Leandro Vanalli, se aproximasse dele. E lançou um desafio: “O reitor da UEM é umuaramense, foi professor aqui. Lutou e continua lutando pelo campus. E nós estamos aqui para elevar essa parceria. Então, Leandro, eu sei que você não vai poupar esforços para trazer esse novo curso de medicina na UEM em Umuarama, e vários outros”.