Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Seis cidades da região de Umuarama vão receber veículos para ações voltadas às mulheres

O Governo do Paraná divulgou uma lista que traz um total de 72 municípios contemplados

Foto: Semipi-Pr
Seis cidades da região de Umuarama vão receber veículos para ações voltadas às mulheres
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 14 de março de 2025 às 17h25 - Modificado em 14 de março de 2025 às 17h25

Seis municípios da região de Umuarama vão receber do Governo do Estado veículos para desenvolver ações voltadas às mulheres. A iniciativa acontece através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

O Governo divulgou uma lista com os 72 municípios contemplados, entre eles estão: Umuarama, Xambrê, Pérola, Cafezal do Sul, Cianorte e Cruzeiro do Oste. As cidades estão habilitação para receber os veículos porque possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e preencheram os critérios definidos na Resolução nº 05/2025.

O programa é um incentivo à implantação de sistema de governança da Política da Mulher. Sendo assim, a iniciativa busca reconhecer e apoiar o município que já definiu na sua estrutura administrativa o local da coordenação da política pública para este segmento.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, definiu essa doação como essencial para o fortalecimento da rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres no Paraná. “É um avanço significativo, pois garante que as políticas públicas sejam potencializadas, com mais estrutura, eficiência e acessibilidade no atendimento”, destacou.

“A implementação desse instrumento é fundamental para que mais mulheres no Estado tenham acesso a serviços de apoio e proteção, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas”, afirmou a secretária.

MUNICÍPIOS APTOS A RECEBER VEÍCULOS

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Cianorte, Stephanie Azevedo, disse que o veículo dará mais celeridade aos atendimentos e ampliará a capacidade de realizar intervenções mais próximas e qualificadas junto às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A viabilização de visitas domiciliares e ações em contato direto com a comunidade fortalecerá nossa atuação, tornando os serviços mais acessíveis, humanizados e eficazes. Trata-se de um importante instrumento para potencializar o alcance das políticas públicas e promover a equidade de maneira mais efetiva”, declarou.

PROGRAMA

O repasse faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O programa tem como objetivo valorizar e reconhecer as iniciativas municipais. As iniciativas priorizam na agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina. Ademais, facilitam a mobilidade e a atuação da gestão municipal.

Os veículos doados serão utilizados na estruturação da Secretaria da Mulher ou na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) é um dos exemplos. O Cram promove o acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos. Além disso, desenvolve programas de empregabilidade e inclusão social e econômica, entre outros.

Confira a lista com os municípios contemplados aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas