
Índice de infestação por mosquito da dengue sobe em Umuarama e agentes farão arrastões
Confira os bairros com maior incidência de focos do mosquito transmissor da dengue


O Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito da dengue coloca Umuarama em situação de médio risco para a ocorrência da doença. O percentual geral do município ficou em 1,8% (o dobro da primeira pesquisa do ano, que foi 0,9%). A Organização Municipal da Saúde considera aceitável o índice de até 1%.
Os dados da infestação foram coletados no segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa). A pesquisa foi realizada entre os dias 10 a 13 de março.
em alguns bairros o índice ficou bastante elevado. É o caso do jardim Colorado, onde os agentes de combate a endemias encontraram larvas do mosquito em 11,1% dos imóveis, e também nas imediações da Praça Oscar Thompson (região central) com 8,3%, jardim São Caetano e Parque das Grevíleas (7,4%), Jardim das Garças, Parque Danielle, Jardim Belvedere, Império do Sol, Jardim Vila Rica e Zona VII (entre 5,3% e 6,9%).
Coleta de dados para o levantamento de focos
A Secretaria de Saúde divide o município em 62 localidades para a realização do Liraa. Os agentes encontraram índice de infestação acima de 1,4% em 26 localidades. As equipes não encontradas larvas (índice zero) em 36 regiões.
Os agentes visitaram 2.180 imóveis de toda a cidade (amostragem) definidos por sorteio. Em 39 deles foram encontrados focos do mosquito da dengue, totalizando 47 criadouros.
“Com base nesses resultados, já programamos ações de enfrentamento para os locais mais críticos na próxima semana e contamos com a participação da população”, informou a coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Regiani Silva.
Uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos acontecerá a partir da próxima terça-feira (18). Os servidores farão um ‘arrastão’ nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito da dengue. As localidades estão divididas em dois setores.
As pessoas podem conferir os gráficos do levantamento AQUI.

Setores que terão arrastão contra o mosquito da dengue
A Secretaria de Saúde divulgou os setores que terão arrastão contra o mosquito da dengue. Os agentes começarão no setor que compreende os bairros Parque Daniele, Alto da Boa Vista e Jardim Pérola. Os profissionais passarão da rua Marcos Cabeção até a Ângela Pereira da Cruz Ribeiro e da avenida Ângelo Moreira da Fonseca até a rua Manoel Botelho Cordeiro.
Na sequência o arrastão passará pelo segundo setor: San Gaetano, Jardim Alvorada, Jardim Graciosa, Parque Laranjeiras e Jardim Porto Belo. O trabalho acontece a partir da avenida Zaeli.
“O cuidado com a dengue continuar em toda a cidade, mas esses bairros estão em situação de alerta. Os moradores devem colocar na calçada objetos inservíveis que acumulem água, para evitar a reprodução do mosquito da dengue. Elimine criadouros como embalagens plásticos, vidros, latas e cubra tonéis, além de colocar areia nos pratinhos de vasos”, orienta Regiani Silva. Os agentes não recolherão restos de construção e podas de árvores.
A 12ª Regional de Saúde de Umuarama confirmou dois óbitos em decorrência da dengue. Confira aqui mais detalhes.

(Informações: Assessoria PMU)