
Deputados estaduais recebem pedidos para investimentos em Umuarama e região
Investimentos nas áreas de segurança pública e agricultura se destacam entre os pedidos de entidades de Umuarama e Região


Entidades de Umuarama e da região entregaram aos deputados estaduais diversos pedidos durante a 19ª sessão especial da Assembleia Itinerante. O evento promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aconteceu na sexta-feira (14) durante a 50ª Expo Umuarama. Os pedidos são, principalmente, referentes a investimentos em infraestrutura, saúde, educação, agricultura e segurança pública.
A construção da Casa de Custódia em Umuarama, no valor de R$ 43 milhões, foi um dos destaques. Além disso, a realização de Censo Animal, o asfaltamento rural e a instalação de câmeras de monitoramento na área rural foram recorrentes.
A Assembleia Itinerante proporciona esse espaço de diálogo e para que a comunidade, líderes locais, sociedade civil organizada e órgãos públicos apresentem ofícios com demandas, sugestões ou reivindicações que tenham para melhorar sua cidade, sua região. Todas elas são analisadas, triadas e encaminhadas às secretarias do Poder Executivo para saírem do campo das ideias e se transformarem em ações.
“Todas as reivindicações estão sendo catalogadas e virando requerimentos, projetos de lei e investimentos em todo o Paraná. Vamos levar todas essas demandas ao Governo do Estado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD).

Demandas
A Prefeitura de Umuarama solicitou a construção de UBS no distrito de Lovat, Parque Industrial e Jardim São Cristóvão. Além disso, a iluminação do campo de futebol de Serra dos Dourados e a construção de CMEI no Centro Social. Também foi demandada a pavimentação das estradas 215, João Baraniuk e da Estrada Velha.
Umuarama pediu ainda a implantação do projeto Meu Campinho no Metropolitano; iluminação da PR-323 e investimentos no restaurante popular. A Casa de custódia, uma superquadra esportiva e a elevatória de esgoto Jardim São Roque. Bem como, a reforma e ampliação de prédios da Secretaria de Educação; construção, reforma e adequação de 10 campos de futebol em bairros da cidade.
Outras demandas são a reforma e ampliação do salão polo de artes marciais; pista de skate e aquisição de 1 ônibus. A instalação de equipamentos de esportes em 10 praças urbanas e reforma e ampliação de salões comunitários. A reestruturação e ampliação de camelódromo e do terminal de ônibus. A construção de incubadoras e a construção de UPA Infantil. Implementar ações de atendimento médico, hospitalar e laboratorial e recursos para aquisição de maquinários e pavimentação.
A Câmara Municipal de Umuarama fez a solicitação de equipamentos para modernização do sistema técnico da Casa de Leis. Recursos para aquisição de Portal com Detector de Metais e recursos para novo provedor para a estrutura física do Poder Legislativo Municipal.

A SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) pediu a realização de Censo Animal e subsídio financeiro para compras de medicamentos, chips e para realizar castrações.
O Sindicato Rural de Umuarama solicitou aos parlamentares a instalação de câmeras de monitoramento em locais estratégicos, nos seguintes municípios: Xambrê, Douradina, Tapira, Maria Helena e Alto Paraíso; destinação de recursos para o Patrulha Rural e investimento para asfaltamento de estradas rurais.
Pedidos regionais
A Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios) fez diversas solicitações. A Prefeitura de Francisco Alves pediu aos deputados estaduais a construção de barracões industriais para fomentar a indústria do município e gerar emprego e renda. Além disso, o município demandou a pavimentação rural para a escoação da produção agrícola e pavimentação urbana melhor comodidade para a população.
Em seguida, vem a solicitação de ações para promover o turismo. Bem como ações para incentivar a cultura, com a construção de uma sala para cultivar a identidade histórica do município. A Prefeitura pediu investimentos na saúde, com a construção e reformas de Unidades de Saúde. A capacitação dos Profissionais de Assistência Social é alvo de outro pedido.
Francisco Alves representou pedido para a construção do Espaço Físico Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). E, por fim, a administração municipal solicitou investimento de transporte na Educação, prioridade para o transporte da APAE, em Frota Escolar Adaptada.
O município de Maria Helena solicitou a pavimentação asfáltica rural na Estrada Três Irmãos.

A Prefeitura de Cafezal do Sul demandou a aquisição de terreno para Ampliação do Parque Industrial e a construção de Barracões Industriais. A construção de capelas mortuárias nos distritos de Guaiporã e de Jangada e pavimentação asfáltica rural foram solicitadas. Da mesma forma, foram feitos pedidos de revitalização de vias e logradouros públicos e a construção de um Centro Multi Eventos.
Transporte escolar e geração de empregos e renda
A Prefeitura de Esperança Nova solicitou recurso para aquisição de veículo para Transporte Escolar e para construção barracão industrial para gerar emprego e renda. O município pediu habitações populares, a construção de uma nova Unidade de Saúde e de parque infantil.
Outras demandas são a construção de uma biblioteca e novas salas no Centro de Educação infantil. Ademais, solicitou a construção do Centro do Idoso, a reforma do pátio rodoviário municipal e do Centro Cultural. A administração fechou os pedidos com a aquisição de veículos para o CRAS e transporte de pacientes e a reforma e adaptação do cemitério.

O Executivo de Pérola solicitou a reforma do cemitério municipal; recape asfáltico e pavimentação rural. Ademais, a prefeitura solicitou a reforma da rodoviária; construção de barracões industriais e ônibus escolar e micro-ônibus para saúde. Outros pedidos foram a aquisição de terreno para parque industrial e a reforma do espaço do idoso.
Já a prefeitura de Brasilândia do Sul pediu recursos para construção de barracões industriais, Paço Municipal, CRAS e capela mortuária. A construção de casas populares, praças, pavimentação e reforma de quadras esportivas também motivaram pedidos. Bem como, a solicitação de recursos para aquisição de maquinários para agricultura.

(Informações: Assessoria Alep)