
Encontro da Mulher Trabalhadora Rural na Expo Umuarama reúne cerca de 450 participantes
Palestras, homenagens e momentos de interação marcaram o evento, que chega à 22ª edição


O 22º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural foi realizado neste sábado (15) na 50ª Expo Umuarama. O evento reuniu cerca de 450 participantes de 21 municípios da região de Entre Rios. O eixo temático dos debates foi ‘A força da mulher no agronegócio’. O evento durou todo o dia.
O presidente da SRU (Sociedade Rural de Umuarama), Milton Gaiari, prestigiou a cerimônia de abertura junto com várias autoridades. O objetivo do evento, tradicional na Expo Umuarama, é proporcionar espaço onde mulheres rurais possam se conectar, compartilhar experiências e aprender mais.
O painel de temas ligados a políticas públicas para mulheres iniciou o encontro. Alexandre Leal e sua esposa Márcia Mendes da Silva foram os primeiros a falar. Eles são representantes da agricultura familiar de Cantagalo-PR. O casal é gestor do empreendimento de turismo rural ‘Recanto Água da Mata’ e adquiriu a propriedade com verba do Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Alexandre e Márcia explicaram como tudo começou, desde o planejamento até a execução do projeto. Eles contaram como o empreendimento vem funcionando até se tornar um dos mais bem-sucedidos do Paraná. Outros cases de sucesso também foram apresentados.

O empresário Mário Gazin palestrou no Encontro da Mulher Trabalhadora Rural sobre ‘Empreendedorismo feminino no meio rural’. O público aplaudiu bastante o fundador de uma das maiores redes de lojas do Brasil. Ele presenteou o evento com um colchão de R$ 3,5 mil para sorteio.

Brindes e diversão
Muitos outros brindes fizeram a alegria das mulheres. As participantes também ganharam um presente especial: um chapéu com a marca do evento, oferecido pela indústria umuaramense Mundial Chapéus.
A palestrante Sirlei Beneti fechou o painel com o tema ‘O agro também é delas’. Ela discorreu sobre seu cotidiano no portal ‘Sou Agro.Net’ e em outros trabalhos da área da comunicação a que se dedica. O foco da jornalista é motivar e valorizar as mulheres.

Homenagens no Encontro da Mulher
Um dos pontos altos do Encontro da Mulher Trabalhadora Rural na Expo Umuarama foram as homenagens. Os organizadores entregaram o prêmio ‘Mulheres que fazem’. As homenagens foram entregues para seis gestoras rurais, todas eleitas por entidades comprometidas com o agro do Noroeste.
São elas: Iolanda Peixoto, indicada pela Sociedade Rural de Umuarama; Ana Carolina Cunha, indicada pelo IDR-Paraná; Geni Bock de Faria, indicada pela Fetaep; Elza Favoreto, indicada pela Faep/Senar; Rosana Rugo Nunes, indicada pelo Sicredi; e Cacilda Zafanelli, indicada por todos os organizadores do Encontro.
O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar o protagonismo feminino no agro, destacar mulheres que contribuem para o desenvolvimento sustentável, motivar mais mulheres a assumir posição de liderança, promover inclusão e divulgar histórias inspiradoras

Realizadores e colaboradores
O 22º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais é um evento promovido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) em consonância com todos os órgãos ligados ao Sistema Estadual de Agricultura e pela Sociedade Rural de Umuarama.
Foram parceiros Fetaep, Faep/Senar, SindRural, Sicredi, Mundial Chapéus, prefeitura de Umuarama e Gazin; e entre os apoiadores estão as prefeituras dos municípios da região e os sindicatos de trabalhadores rurais, que viabilizaram o transporte para as mulheres.
À frente da comissão organizadora estava o engenheiro agrônomo Rafael Meier de Mattos, gerente regional do IDR-Paraná; e conduzindo os trabalhos, a jornalista Luiza Lima. Jéssica Baiana cantou durante o almoço para animar as participantes.
(Informações: Graça Milanez/Assessoria Expo Umuarama)



