
Moradora de Altônia é presa após Guarda Municipal constatar maus-tratos a animais
Foram resgatados quatro cachorros. Um deles está em estado considerado grave e precisou de transfusão de sangue

A Guarda Municipal de Altônia encaminhou uma mulher por maus-tratos a animais na última sexta-feira (14) e ela foi presa em flagrante. Um denunciante anônimo entrou em contato com a Guarda para informar que havia quatro cães sendo negligenciados pela tutora em uma residência.
O denunciante explicou que os animais permaneciam do lado de fora da casa e estavam sem acesso a água e comida. A equipe da Guarda foi até o endereço para verificar a situação. Um médico veterinário do município acompanhou os agentes.
Os guardas chegaram ao imóvel e constataram uma grave negligência por parte da tutora. Os quatro cães apresentavam infestação severa de carrapatos e um deles necessitava de atendimento urgente devido ao seu estado crítico.
O animal vítima de maus-tratos foi encaminhado para uma clínica veterinária da cidade. Ele foi diagnosticado com erliquiose, conhecida como doença do carrapato. O cãozinho encontrava-se em estado grave.
A equipe da clínica precisou coletar sangue de um cão de porte grande devido à gravidade do caso. A ONG ‘Focinhos e Bigodes’ conseguiu um animal para realizar a transfusão de sangue. A entidade atua na proteção animal de Altônia. O cachorro permaneceu internado sob cuidados intensivos.

Prisão em flagrante por maus-tratos
Os guardas conduziram a tutora para a Delegacia de Polícia Civil de Altônia em virtude das claras evidências. Ela foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais. A equipe da Guarda Civil Municipal, composta pelos agentes Katia Calegario e Robison Maina, agiu conforme previsto na Lei 14.064/2020.
A presidente da associação ‘Focinhos e Bigodes’, Cheila Gomes, informou que os outros três animais estão sob tutela de uma vizinha. Posteriormente eles são encaminhados para adoção.

Na última quarta-feira (12) a Polícia Civil (PCPR) de Iporã resgatou dois cães que estavam em situação de maus-tratos e prendeu um homem. Confira os detalhes da ocorrência aqui.

(Informações: Guarda Civil de Altônia)