Umuarama: Prazo para pagar IPTU em cota única e com desconto termina nesta segunda-feira
Também termina hoje o prazo para pagamento da primeira parcela para o contribuinte que optou pelo parcelamento em até 10 vezes
O prazo para pagamento do IPTU em cota única (à vista) e com desconto de 6% termina nesta segunda-feira (17) em Umuarama. O contribuinte que pagar depois perderá o desconto.
Além disso, os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até 10 vezes. Neste caso, a primeira parcela também vence nesta segunda. Nesta situação o pagador precisa ter a guia com os boletos das 10 parcelas preenchidas com valor e datas de pagamento. O boleto da primeira parcela está junto com o carnê e a responsabilidade pela emissão dos boletos das parcelas sequentes é do contribuinte. A emissão pode ser solicitada na Prefeitura ou feita pelo site.
Os Correios realizaram a entrega dos boletos nas casas dos donos de imóveis em Umuarama com o endereço correto e os dados cadastrais atualizados. Donos de terrenos sem edificação, pessoas com dificuldade de acessar o boleto por meio on-line (no site da Prefeitura) e quem não recebeu em seu endereço, por motivos diversos, devem procurar a Secretaria Municipal da Fazenda.
O contribuinte pode retirar a segunda via do boleto do imposto através da internet. A pessoa deve acessar o site www.umuarama.pr.gov.br e clicar no botão ‘2ª Via IPTU’. Selecione a opção ‘Débitos’ e depois ‘Emissão de 2ª Via de Carnê’. Em seguida, o proprietário digita o seu CPF e aperta em ‘Consultar’. Por fim, selecione o imóvel desejado, escolha a forma de pagamento e finalize a impressão, orienta a secretária da Fazenda, Andreia Guimarães.
O IPTU está disponível em DDA (Débito Direto Autorizado), para pagamento direto na conta bancária do contribuinte. O serviço bancário está na lista dos boletos emitidos para o CPF do cliente e repassa alertas por meio de mensagens no aplicativo do respectivo banco.
Isenção do IPTU
Os contribuintes que têm direito a isenção do IPTU (veja aqui) deverão fazer o requerimento até esta segunda-feira (17 de março) no Setor de Protocolo da Prefeitura. Atualmente a isenção vale apenas para tributos incidentes no exercício de 2025.
Contudo, cada pedido será analisado e poderá ser concedido ou não. Eventuais pedidos de revisão ou impugnação devem ser formalizados no Setor de Protocolo também até 17/03.
(Informações: Assessoria PMU)





