Rudson de Souza Publisher do OBemdito

IAT resgata cachorro-do-mato que estava em escola municipal em distrito de Xambrê

Os técnicos do IAT analisaram o animal e, por ele estar em bom estadso de saúde, já o devolveram à natureza

Fotos: IAT
IAT resgata cachorro-do-mato que estava em escola municipal em distrito de Xambrê
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de março de 2025 às 11h56 - Modificado em 19 de março de 2025 às 11h56

Um cachorro-do-mato apareceu nesta terça-feira (18) em Xambrê. O cachorro-do-mato estava em uma escola municipal no distrito de Casa Branca. Ele foi capturado pela equipe do IAT. Os técnicos avaliaram a saúde do animal e, por isso, ele foi devolvido à natureza.

Cerdocyon thous é um mamífero. O animal pode medir entre 57 cm e 77 cm de comprimento. A cauda costuma variar de 22 centímetros a 41 centímetros. Normalmente o peso varia entre 4,5 kg e 8,5 kg.

O cachorro-do-mato é um animal onívoro, que costuma se alimentar de diversos frutos, vertebrados, insetos, anfíbios, caranguejos e outros crustáceos, aves e carniças, a depender da disponibilidade. Possui hábitos noturnos e costuma vagar pelos territórios em pares.

Iat Resgata E Devolve Cachorro Do Mato à Natureza Em Xambrê (1)

Ao avistar animais em cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

As pessoas também podem ligar para o Disque Denúncia 181 e o sigilo é garantido. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Assim como o caso do cachorro-do-mato encontrado em Xambrê, há diversos outros animais fora do habitat natural. Muitos estão machucados ou são vítimas de maus-tratos. Nestas situações, o IAT orienta que as pessoas entrem em contato e repassem informações para o efetivo resgate. O telefone do escritório regional de Umuarama é (44) 3623-2300.

Iat Resgata E Devolve Cachorro Do Mato à Natureza Em Xambrê (2)

(Informações: Agência Estadual de Notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas