
Conselho de Desenvolvimento Rural aprova pavimentação de estradas em Umuarama
As estradas 215 e João Baraniuk receberam aprovação dos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável aprovou a pavimentação de duas importantes estradas rurais de Umuarama em reunião ordinária. O encontro contou com a presença de membros, suplentes e convidados. A pauta incluiu ainda a eleição da mesa diretora e a apresentação da lei 4832/25, que cria o conselho, além de assuntos gerais.
O secretário municipal da Agricultura, Geraldo Remor Pikler, agradeceu as presenças e destacou a relevância do conselho para o desenvolvimento rural do município. Com a leitura da lei 4832/25, os conselheiros foram informados sobre a composição do conselho, entidades participantes e respectivos membros.
Além disso, os integrantes receberam orientação sobre as competências de cada um e atribuições da mesa diretora. As instruções gerais sobre a atuação da organização também estavam na pauta.
Daliane Gomes Batista Zaina (engenheira do Cibax) expôs o projeto de pavimentação da estrada 215 (7.940 m) em Serra dos Dourados. A apresentação contou com o apoio dos engenheiros Gustavo Felipe Bácaro e Roberto Ferreira Coelho Junior (Prefeitura de Umuarama). O conselho também aprovou a pavimentação de um trecho de 2.100 metros na estrada Divisora.
Por fim, o grupo autorizou a pavimentação da estrada João Baraniuk em dois segmentos: um de 1220 m e outro de 500 metros. Eles ligam a estrada Fumaça (Xambrê) ao distrito de Roberto Silveira (Umuarama). A divisão em trechos ocorreu devido à mudança na divisa geopolítica entre os municípios.

Eleição da mesa diretora do conselho
Na eleição da mesa diretora, os integrantes do conselho aprovaram a nova presidente por votação unânime. Angélica Oliveira Rocha, da Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Entregadores de Leite de Umuarama (Apelu), assume a função de capitanear o grupo.
Os conselheiros elegeram José Carlos Konio Shimizu, da Associação Profissional do Comércio Varejista e dos Pequenos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiros de Umuarama (Aprofeuma), como vice-presidente. E escolheram o secretário Geraldo Remor Pikler para a função de secretário-executivo. O suplente é Fábio César Pereira Souza.
O conselheiro José Antônio de Andrade Duarte (Seab) explicou a importância das parcerias entre as entidades. Inclusive, através desses acordos é possível conquistar verbas e fazer a gestão de projetos na área rural. Duarte citou como exemplo a parceria entre órgãos do governo do Estado (Seab, IDR/PR e Adapar) e o consórcio de municípios da bacia do rio Xambrê (Cibax).
Por fim, o representantes da Seab reafirmou o prestígio do conselho na aprovação de projetos. Ele destacou os recursos assegurados para o Restaurante Popular, pavimentação de estradas e aquisição de equipamentos e implementos.
Logo após, a engenheira Daliane repassou informações sobre a readequação de terraços. O trabalho acontecerá nas nas estradas Nakata, Drongo e João Baraniuk, totalizando 140 km. Conforme a profissional, a readequação contará com recursos da Hidrelétrica de Itaipu.
(Informações: Assessoria PMU)