
Expo Umuarama apresenta Purunã, raça de gado com alta performance e resistência
A raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos realizados há 30 anos


A raça Purunã, desenvolvida no Paraná, se destaca na Expo Umuarama. O gado, criado pela fazenda modelo do IDR-Paraná, é conhecido pela robustez e desempenho superior.
O gado Purunã possui características que chamam atenção dos pecuaristas. Entre elas, destacam-se a precocidade, bom rendimento de carcaça e carne macia. O acabamento e marmoreio da carne são excelentes. Além disso, o Purunã apresenta bom ganho de peso, rusticidade e habilidade materna. O peso leve ao nascer também é uma característica apreciada pelos criadores.
A raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos realizados há 30 anos, com 25% de Aberdeen Angus, Canchim, Charolês e Caracu. O resultado foi um animal rústico e de alto rendimento. Reconhecida oficialmente há apenas oito anos, a raça Purunã já está presente em diversas fazendas, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil.
Na Expo Umuarama, o touro Purunã 08J, de 4 anos, atraiu a atenção do público. Ele é um dos exemplares da fazenda modelo do IDR-Paraná, localizada em Ponta Grossa. Acompanhado de vacas, bezerros e tourinhos, o touro é uma verdadeira estrela no pavilhão do evento. Embora os animais não estejam à venda, o técnico especializado Clóvis Ay Moré informou que há exemplares disponíveis para comercialização.
Além das qualidades mencionadas, o Purunã também é resistente ao calor e aos parasitas. Seu temperamento dócil e boa produção de leite são outros fatores que tornam a raça atraente. O nome Purunã é uma homenagem à Serra Purunã, nos Campos Gerais do Paraná, região de origem da raça.
O Purunã é a primeira raça de bovino para corte desenvolvida no Paraná e a única criada por um centro estadual de pesquisa no Brasil. Clóvis Ay Moré destaca o orgulho de o Paraná estar na vanguarda, com uma contribuição importante para a produção de carne no país e para a ciência.







(OBemdito com Assessoria Expo Umuarama)