Ítalo Fábio Casciola Publisher do OBemdito

A Exposição Agropecuária, a Expo, é uma generosa fonte de riquezas para Umuarama!

Além de grandiosa festa, ela é o maior espaço concentrando comércio, prestação de serviços e muito mais...

A Expo Umuarama comemorativa dos 50 anos está chegando ao fim... Hoje é o último dia para o público curtir atrações, fazer compras, se divertir e passear pelo grande Parque de Exposições! - Fotos: Assessoria da Expo Umuarama/SRU
A Exposição Agropecuária, a Expo, é uma generosa fonte de riquezas para Umuarama!
Ítalo Fábio Casciola - OBemdito
Publicado em 23 de março de 2025 às 15h00 - Modificado em 23 de março de 2025 às 15h00

Desde a semana passada estou publicando aqui n’OBemdito esta série de reportagens em ritmo de crônicas sobre a Expo Umuarama. Assim, estamos celebrando o transcurso desta marca hiper especial para nós umuaramenses: o cinquentenário da Expo Umuarama. O evento vem sendo registrado como Jubileu de Prata, meio século, 50 anos, etc etc.

A verdade é que é o maior e mais duradouro evento da Capital da Amizade. Tantas festas e promoções realizadas na cidade, mas depois de um certo tempo, desapareceram e hoje nem são lembradas… Ela não, a cada ano que passa fica cada vez melhor e maior!

A Expo Umuarama começou há meio século, batizada com a sigla de Exapiu. Até hoje é um sucesso inabalável, sempre se atualizando acompanhando as mudanças dos costumes, os modismos & modernismos. Principalmente, agradando eternamente o público que é a razão de ser e existir da nossa Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama.

Crescimento gradual e constante

No início ocupava um espaço bem menor. Cinco décadas depois a vemos agigantada, moderna e envolvida de retumbante sucesso. Esse sucesso acontece em todos os sentidos, com grandes espetáculos, fonte de ouro nas comercializações agropecuárias e de muitos outros setores comerciais.

E, especialmente, é o lugar encantado onde acontecem grandes espetáculos com os reis de todos os gêneros musicais. Mesmo que atualmente esteja dominado pelo sertanejo, mas um dia surgirão outras novidades sonoras. Afinal, isso já ocorreu nestes 50 anos passados velozmente!

Se observada pelo prisma mais importante, a Expo Umuarama é para nossa comunidade uma das mais fortes geradoras de empregos, lucros, impostos. Divulga a potencialidade econômica da cidade por todos os cantos do Paraná e do Sul brasileiro, deve ser considerada uma forte maravilha turística pois Umuarama não possui outro atrativo de turistas/visitantes tão atraente como ela.

E, apesar de acontecer só uma vez a cada ano, é o mais esperado momento de encontro de nossa comunidade e das cidades vizinhas.

Expo Umuarama é Uma Generosa Fonte De Riquezas Para A Cidade (3)
A Expo Umuarama antes, durante e depois de sua realização atende com fartura o setor de prestação de serviços. São diversas profissões empregadas temporariamente trabalhando em obras no Parque de Exposições e na montagem de stands públicos e comerciais

Diversas celebridades se apresentaram na Expo Umuarama

Merece foco especial dizer que é a passarela das maiores celebridades artísticas do Brasil. Em seu palco já brilharam até mesmo o artista mais querido da nação: o Rei Roberto Carlos!

E, não esqueceria jamais de registrar em letras de ouro a passagem de um super star antigo da música internacional. O show do grego Patrick Dimon na Expo Umuarama repercutiu até em jornais e revistas da grande imprensa na década de 1980!!!

Ele tinha dezenas de músicas top que encantavam fãs do mundo inteiro. E na sua agenda figuravam (e destacam-se até hoje) shows na Europa e Estados Unidos. No Brasil, durante anos seguidos, ‘bombava’ nas maiores emissoras de rádio e TV! E se apaixonou por São Paulo, onde vive até hoje. (Leiam a reportagem-crônica publicada mais cedo aqui n’OBEMDITO!)

Expo Umuarama é Uma Generosa Fonte De Riquezas Para A Cidade (4)
O Pavilhão da Indústria e Comércio, um espaço enorme que atrai milhares de visitantes durante a mostra, é vitrine especial expondo o potencial desses setores importantes da economia de Umuarama

Vitrine política

Por outro lado, mesmo a contragosto, devo registrar também que a Exposição Feira é passarela e vitrine política para os que estão no poder e para aqueles que sonham um dia brilhar em cargos governamentais…

À primeira vista uma grande maioria se refere a ela como ‘a maior festa’ da cidade. Porém, na verdade, ela é muuuito mais do que isso. Vamos dizer que em todos os verões ela é o coração de Umuarama que palpita forte motivando uma série de segmentos da economia.

Eles devem seguir seu exemplo de sucesso, pois todos os que participam e investem nesse evento se dão bem. Seja empresarialmente ou em variadas atividades profissionais. Fico até sonhando: já pensaram se ela fosse realizada duas vezes por ano?

Que venham os próximos 50 anos

Depois de tanta prosa e de pensar positivo, me acomodo confiante de que a Expo Umuarama certamente emplacará mais 50 anos. E continuará sendo a fonte de sucesso jorrando muito money e alegrias para as futuras gerações desta incrível Umuarama.

O município é berço desse fenômeno. Um grupo de pioneiros geniais, arrojados e laboriosos lá no distante ano de 1974 criou o evento! Todos os dirigentes trabalharam bravamente para manter essa estrutura sólida. Eles também multiplicam seu sucesso a cada ano em que a nossa feira agropecuária foi realizada.

Definitivamente, ela simboliza que Umuarama é o lugar onde os amigos se encontram para trabalhar e fazer com que ele seja um lugar maravilhosamente próspero! Aliás, que venha logo a edição da Expo Umuarama 2074, a festona do Centenário!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Expo Umuarama é Uma Generosa Fonte De Riquezas Para A Cidade (1)
As multidões que passam pelo Parque de Exposições durante uma Expo Umuarama, além de gastar com ingressos, são a fonte de renda mais forte para os comerciantes que vendem uma infinidade de tipos de produtos durante a longa temporada da mostra agropecuária

Confira a programação completa aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas