Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Menina de 5 anos de Umuarama se destaca em competições dos três tambores

Serena fez a primeira aula experimental de equitação há cerca de 10 meses

Menina de 5 anos de Umuarama se destaca em competições dos três tambores
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 23 de março de 2025 às 18h28 - Modificado em 24 de março de 2025 às 07h56

Uma menina de 5 anos está se sobressaindo nas provas de três tambores. Serena de Oliveira Mazzorana é de Umuarama e fez a primeira aula experimental de equitação há 10 meses. Nesse período ela participou de três competições (a primeira foi em agosto de 2024) e já conquistou dois segundos lugares.

A pequena amazona conta com apoio dos pais Bruna Nayara de Oliveira Mazzorana e Gabriel Mazzorano. A irmã, Catarina Mazzorana de 10 anos, também está fazendo aulas de equitação, mas tem outros planos.

OBemdito conversou com a mamãe Bruna. Ele contou que Serena sempre gostou de assistir provas de rodeio ou outros esportes relacionados com cavalos, mesmo que fosse na televisão.

“Ela começou a pedir para fazer aulas, dizia que queria ser boiadeira. Há pouco mais de 10 meses a levamos ao haras Reguigá para uma aula experimental e ela gostou, se identificou bastante”, disse a incentivadora.

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (4)

A menina tem aulas de equitação e três tambores com o treinador Wilson Sanches. “Ele é o principal incentivador da Serena e viu nela o talento. Lembro que na primeira aula ele disse: ‘essa menina é cavaleira’. O Wilson incentiva, apoia, ajuda a família em tudo o que precisa. Tudo o que ele sabe, passa para ela. Devemos a evolução da Serena a ele”, explicou Bruna, agradecendo ao treinador.

Três Tambores (1)
Serena e o treinador Wilson Sanches

Primeiras provas de três tambores

Serena participou da primeira competição cerca de três meses após iniciar os treinamentos. O desafio, em agosto de 2024, não saiu como esperado, mas mostrou para a família que Serena tinha mais garra do que eles sequer imaginavam.

“Lembro muito bem que minha filha caiu do cavalo logo na primeira competição. Neste momento vimos que ela nunca pensou em desistir e isso é o mais bonito da trajetória da Serena. Apesar de cair na primeira prova, não pensou em parar”, afirmou a mãe, lembrando que nesta primeira vez a menina não conseguiu pódio.

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (7)

E a segunda prova de três tambores serviu para reafirmar que a menina realmente não tem medo. “Na segunda competição ela caiu e quis tentar de novo. A Serena fez a segunda passada [tentativa] e conquistou o segundo lugar”, recorda Bruna.

No dia 9 de março a pequena amazona competiu nos três tambores pela terceira vez. O torneio aconteceu no Rancho Texas, em Altônia. Serena conquistou novamente o segundo lugar da categoria baby (até 8 anos).

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (1)
Foto: GR7 Fotos Esportivas

“As meninas que ficaram em primeiro e terceiro lugar têm 8 anos, ou seja, são mais experientes que a Serena, que tem 5 anos. E, apesar de ser pequena, minha filha se destacou e garantiu o segundo lugar na categoria. Estamos muito orgulhosos”, explicou.

A região de Umuarama é um ‘prato cheio’ para quem pratica modalidades relacionadas com montarias em cavalos e bois. Diversos ranchos realizam provas de três tambores e rodeios. Bruna explicou que, se a filha quiser e seguir treinando, a intenção é inscrevê-la para competir na Expo Umuarama em 2026. “Vamos analisar como ela se sai ao longo do ano. Se tudo correr bem, vamos por ela para competir na Expo”.

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (3)
Gabriel e Bruna: pais orgulhosos com o desempenho da filha

Em busca de apoio

Recentemente a família criou uma página no Instagram para as duas filhas. O perfil é dedicado a mostrar a rotina de Catarina e Serena, as Irmãs Mazzorrana (clique aqui para conferir).

Bruna explica que um dos intuitos da divulgação é conseguir apoio para custear os treinamentos e provas. “É um esporte caro. Não somos ricos e nem somos criadores de cavalos. Por isso iniciamos as postagens no Instagram para dar visibilidade e buscar patrocínio”, informa a mãe.

Atualmente as duas treinam com os cavalos do haras Reguigá, que também cede os animais para Serena competir. “O Reguigá ajuda a encontrar as melhores provas, a fazer a inscrição e, ainda, cede cavalo de qualidade para a Serena participar das competições. Entretanto, temos vários outros custos. Ela precisa de capacete específico, roupas, e é tudo muito caro”, comentou Bruna.

Três Tambores (2)

Catarina, de 10 anos, também faz aulas de três tambores. Porém, seu estilo é outro, pois ela gosta de treinar cavalos, montar e cuidar dos animais. “A Catarina já competiu duas vezes, mas a categoria para a idade dela tem um nível muito elevado. Como ela começou há pouco tempo, tem como adversárias meninas que treinam desde pequenas. Porém, analisando o perfil da Catarina, vemos que ela tem outro estilo e pensamos em incentivar sua prática com a doma e o treino”, esclareceu.

A mãe das garotas reconhece que todo esporte requer investimentos, mas afirma que “neste meio, que envolve cavalos, é tudo muito caro”. Por isso, quem tiver interesse em patrocinar as irmãs pode entrar em contato através do telefone (44) 99859-3649 ou do Instagram (clique aqui). OBemdito divulgou uma reportagem especial sobre as aulas do haras Reguigá em novembro de 2024. Confira o material aqui.

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (6)

Promessa e emoção

A vida de Serena é considerada um milagre para os pais. “Assim como a Catarina, ela foi uma criança muito desejada. Perdi um filho antes dela e não conseguia engravidar. Fiz uma promessa para Nossa Senhora Aparecida e, quando consegui engravidar, fui para Aparecida do Norte agradecer. Passei por intercorrências durante a gravidez. Ela teve um derrame com 37 semanas. Enfim, graças a Deus e a Nossa Senhora deu tudo certo”, disse Bruna.

A mãe conta que, quando a filha caiu na primeira competição de três tambores, pediu a proteção de Nossa Senhora Aparecida. “Eu estava pedindo ajuda a Deus e Nossa Senhora todo o tempo todo em que ela estava na pista. Nós sabemos que Deus e Nossa Senhora estão com nossa filha. Eu lembro que na última prova que a Serena participou, fez questão de ir de roupa azul. No mesmo instante lembrei de Nossa Senhora”.

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (2)

A coragem da amazona mirim é motivo de orgulho para todos. “É uma menina que não tem medo e confia muito em Deus. A Serena cai, levanta e vai de novo. O fato dela competir me ajudou demais. Eu tive uma depressão muito forte e depois me recuperei. No ano passado estava caindo de novo e minha filha começou a competir. Isso mudou meu foco e me fez sair da depressão. Minhas meninas são maravilhosas e ficamos emocionados em ver onde elas estão chegando”, finaliza a mãe orgulhosa.

Menina De 5 Anos Se Destaca Em Competições Dos Três Tambores (5)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas