
Expo Umuarama premia vacas leiteiras e impulsiona seleção genética no setor
Os prêmios foram entregues em um almoço especial na Casa do Criador


O julgamento de vacas leiteiras na Expo Umuarama 2025 destacou o potencial genético dos rebanhos. A competição ocorreu na pista de julgamento Orlando Mesquita da Silva e reuniu cerca de 80 bovinos das raças Holandês, Girolando, Jersolando e Jersey.
A avaliação, feita por especialistas, analisou características como estrutura corporal e aptidão leiteira. As vacas foram julgadas por critérios que incluem linha de dorso reta, boa conformação do úbere e jarretes bem posicionados. Os animais que se destacaram receberam prêmios no domingo (23).
A raça Holandesa teve a maior participação, com mais de 50 inscritas. Os irmãos Komagome, de Floresta-PR, levaram 11 vacas para a disputa e conquistaram dez medalhas. O título de “Campeã Suprema” ficou com um animal do produtor Maicon Candioto, de Perobal.
Melhoria genética e incentivo à produção leiteira na Expo Umuarama
O julgamento de vacas na Expo Umuarama tem papel estratégico no aprimoramento genético do rebanho leiteiro. Segundo o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, o evento incentiva a seleção de animais com melhor potencial produtivo.
“Realizamos este julgamento com um objetivo muito especial: promover a melhoria genética do rebanho leiteiro. É um evento empolgante e motivador, que reforça a importância do investimento na produção de leite”, afirmou Gaiari.
Os prêmios foram entregues em um almoço especial na Casa do Criador. As estatuetas, em formato de vacas douradas, celebraram o Jubileu de Ouro da Expo Umuarama.





(OBemdito com informações Assessoria Expo Umuarama)