
Paraná inicia campanha contra gripe com novo lote de vacinas
Os imunizantes serão enviados às Regionais de Saúde na quinta-feira (27)


O Paraná recebeu nesta segunda-feira (24) um lote com 332 mil vacinas contra a gripe. As doses serão destinadas ao público-alvo da campanha de imunização. A distribuição das vacinas será feita ao longo da semana. Na quinta-feira (27), os imunizantes serão enviados às Regionais de Saúde. Na sexta-feira (28), serão organizadas e, na segunda-feira (31), chegarão aos municípios.
As vacinas serão aplicadas em crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A vacinação para os demais grupos prioritários ocorrerá em campanhas específicas. Isso inclui profissionais de saúde, professores, forças de segurança, detentos e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.
As doses foram entregues pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Elas estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) antes da distribuição. O Paraná pretende vacinar 4.931.410 pessoas. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos.
A vacina trivalente deste ano protege contra três cepas do vírus influenza: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5 ml. A vacina pode ser administrada junto com outras do Calendário Nacional de Vacinação e medicamentos.
A vacina não deve ser aplicada em pessoas com febre ou infecção aguda moderada ou grave. Também é recomendável adiar a aplicação em caso de Covid-19 confirmada.
A 12ª Regional de Saúde de Umuarama ainda não sabe quantas doses de vacinas contra a gripe receberá. Um funcionário da regional viajará a Curitiba para buscar os imunizantes. A chegada das vacinas em Umuarama está prevista para quinta-feira à noite.
(OBemdito com informações AEN)