
Bebê vítima de tráfico humano é trazido de volta ao Brasil pela PF
A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta segunda-feira (24), a Operação Pérola, com a repatriação de um bebê que foi levado […]


A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta segunda-feira (24), a Operação Pérola, com a repatriação de um bebê que foi levado ilegalmente para Portugal no final de 2023. A criança, vítima de tráfico humano, foi retirada do Brasil pouco após seu nascimento.
A investigação, liderada pela Delegacia da PF em Campinas (SP), teve início após denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos, interior paulista. O órgão foi acionado quando se suspeitou que a criança havia sido traficada.
A ação contou com o apoio da Polícia Judiciária de Portugal. Após diligências, o bebê foi encontrado na região do Porto e encaminhado à Assistência Social local. Lá, ele foi acolhido por uma família portuguesa enquanto se verificava a veracidade dos documentos apresentados. Foi descoberto que os registros de nacionalidade e naturalidade da criança haviam sido falsificados.
A partir da confirmação da identidade da criança, e com o apoio do Ministério Público Federal em Campinas, a PF brasileira organizou sua repatriação. O bebê, que agora tem um ano e quatro meses, foi trazido de volta ao Brasil por policiais federais.
Atualmente, o bebê vítima de tráfico humano está sob os cuidados de uma instituição de acolhimento no Brasil. As famílias em Portugal e no Brasil mantêm contato para garantir que o vínculo estabelecido durante o período de acolhimento seja preservado. O objetivo é respeitar o melhor interesse da criança, mantendo a comunicação entre os envolvidos.
A repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas. A PF destacou, em nota, que o retorno da criança ao Brasil simboliza a cooperação internacional bem-sucedida e representa uma nova oportunidade de vida segura para o bebê.
(OBemdito com Agência Brasil)