Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Jogador de 19 anos deixa UTI após passar por protocolo de morte encefálica

Após passar pelo protocolo de morte cerebral no início de março, Pedro Henrique Severino, do Bragantino, saiu da UTI do Hospital Unimed nesta segunda-feira (24)

Jogador de 19 anos deixa UTI após passar por protocolo de morte encefálica
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 25 de março de 2025 às 15h37 - Modificado em 25 de março de 2025 às 15h39

O jogador Pedro Henrique Severino, de 19 anos, do Red Bull Bragantino, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Ribeirão Preto nesta segunda-feira (24). A recuperação ocorre dias após a equipe médica iniciar o protocolo para verificação de morte cerebral, que foi posteriormente suspenso.

Leia mais: Jogador de 19 anos se recupera após passar por protocolo de morte encefálica

Acidente e internação

Pedro sofreu um grave acidente de trânsito na madrugada do dia 4 de março, no km 127 da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Americana (SP). O atleta, filho do ex-atacante Lucas Severino, que passou pela seleção brasileira, Athletico-PR, Cruzeiro e Corinthians, recebeu socorro inicial e foi internado em Americana, todavia, foi transferido para Ribeirão Preto no dia 6 de março.

Protocolo de morte encefálica e reações neurológicas

No dia 5 de março, o hospital deu início ao protocolo para confirmação de morte encefálica, conforme os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina. Esse processo exige três etapas: dois exames clínicos para atestar ausência de percepção e funcionamento do tronco encefálico, um teste de estímulo respiratório sem resposta, assim como, um exame complementar para confirmar a inatividade cerebral.

Contudo, os médicos interromperam a avaliação quando Pedro apresentou respostas neurológicas, como tosse e respiração espontânea. Esse desenvolvimento foi determinante para a revisão do quadro.

Evolução no tratamento

Quatro dias após demonstrar reações, como resultado, a equipe médica iniciou a retirada gradual da ventilação mecânica. Durante todo esse período, Pedro permaneceu sedado, recebendo noradrenalina e antibióticos para evitar infecções.

A melhora continuou nos dias seguintes, até que nesta segunda-feira (24), os médicos concluíram que seu estado clínico permitia a transferência da UTI para o quarto. Entretanto, apesar da evolução, o hospital enfatiza que o quadro neurológico ainda exige cuidados intensivos e acompanhamento especializado.

Boletim médico

Em nota oficial, a Unimed Ribeirão Preto informou que Pedro Severino segue internado e apresenta quadro clínico estável, respirando sem o auxílio de aparelhos. A equipe multidisciplinar coordenada pelo médico intensivista Gil Teixeira presta o atendimento.

“O paciente foi transferido da UTI para o quarto no início da noite desta segunda-feira (24) para a continuidade do tratamento. A equipe médica esclarece que o quadro neurológico de Pedro Severino ainda inspira cuidados e necessita manutenção de internação hospitalar”, diz o comunicado.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas