
Jovem é preso após ameaçar companheira de morte em Cruzeiro do Oeste
O rapaz já tinha histórico de violência doméstica contra a avó, a mãe e a irmã


Um jovem de 22 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (25) por violência doméstica em Cruzeiro do Oeste. A Polícia Civil realizou a detenção com apoio da Força Nacional. Em nota enviada à imprensa, a Polícia Civil informou que o rapaz é suspeito de agredir a companheira, de 30 anos.
O casal tem um filho recém-nascido. Nos últimos dias, a vítima sofreu humilhações, chantagens e ameaças. Na manhã de hoje, o agressor ameaçou tirar a vida da mulher. Com medo, ela procurou a Delegacia de Cruzeiro do Oeste. Agentes da Polícia Judiciária localizaram o suspeito em casa e efetuaram a prisão.
Ele foi levado à delegacia e autuado em flagrante pelos crimes de ameaça (artigo 147, § 1º, do Código Penal) e violência psicológica contra a mulher (artigo 147-B, do Código Penal). A polícia informou que o homem tem histórico de violência doméstica contra a avó, a mãe e a irmã. Após ser preso, o agressor foi encaminhado ao Deppen de Umuarama, onde permanece à disposição da Justiça.
Agressões e ameaças contra a companheira são crimes previstos na Lei Maria da Penha e no Código Penal. Ameaças podem levar a detenção de 1 a 6 meses ou multa. Já a lesão corporal tem pena de 3 meses a 3 anos de prisão, podendo ser maior se houver ferimentos graves.
Em casos de feminicídio, a punição varia de 12 a 30 anos de reclusão. Além da prisão, o agressor pode ser afastado da vítima e perder direitos como a guarda dos filhos. Situações de violência podem ser denunciadas através dos telefones 190 (PM) e 181 (Polícia Civil). Em cidades onde existem delegacias da mulher, as denúncias podem ser feitas diretamente no órgão policial.