
Prouni 2025: inscrições para a lista de espera iniciam nesta quarta-feira
Podem se inscrever na lista de espera do Prouni os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2023 ou 2024


Estudantes interessados em obter uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quinta-feira (27) para se inscrever na lista de espera para o primeiro semestre de 2025. A inscrição deve ser realizada exclusivamente por meio do Portal de Acesso Único, e o prazo se encerra às 23h59 do dia 27 de março.
Como se inscrever no Prouni
Para se inscrever, o candidato deve seguir um passo a passo simples. Primeiramente, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, deve-se informar os dados da conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br . Além disso, o candidato deverá realizar o login com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada. Após esse processo, o estudante estará habilitado a participar da lista de espera.
Quem pode participar
Pode se inscrever na lista de espera do Prouni quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2023 ou 2024. Todavia, é necessário que o candidato tenha obtido, no mínimo, 450 pontos nas áreas de conhecimento e tenha uma nota superior a zero na redação.
Critérios de renda do Prouni
Existem dois tipos de bolsas no Prouni: integrais e parciais. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, o que equivale a R$ 2.277 por pessoa. Já para as bolsas parciais, o limite de renda familiar bruta mensal per capita é de até três salários mínimos, ou seja, R$ 4.554 por pessoa.
Próximos passos
A lista de espera será divulgada no dia 1º de abril. O processo seletivo do Prouni segue como uma das principais oportunidades de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando bolsas de estudo em instituições privadas de ensino para estudantes de baixa renda.