
UniAlfa realiza Aula Magna do curso de Direito com auditório lotado e convidada especial
A juíza de direito Dra. Daniele Liberatti Santos Takeuchi falou sobre “Contribuições do Neurodireito para o Processo Penal”


A UniAlfa Faculdade de Umuarama realizou a Aula Magna do curso de Direito, ano 2025, na noite da última segunda-feira (24). O auditório da instituição de ensino estava lotado para receber a juíza de direito Dra. Daniele Liberatti Santos Takeuchi, convidada especial.
A noite começou animada com apresentação de um grupo de pagode composto por Cleiton Fernandes, Tiago Rocha e Adriano Lima. Em seguida foram dadas as boas-vindas e ocorreu a apresentação de todo o corpo docente. O público, composto quase que totalmente por acadêmicos, ovacionou todos os professores, além da coordenadora/professora Rosane Meyer.
A palestra com a juíza Dra. Daniele na UniAlfa começou na sequência. Ela abordou o tema “Contribuições do Neurodireito para o Processo Penal”. Confira no fim da reportagem o currículo da convidada.
Assim que iniciou, a juíza falou sobre sua trajetória, os concursos que fez e como foi o início de sua carreira como magistrada. Atualmente a profissional atua na Vara Cível e Anexos da Comarca de Loanda.

Ela explicou aos estudantes da UniAlfa que durante a pandemia sentiu vontade de voltar a estudar. A princípio, fez alguns cursos de pós-graduação de forma online e depois começou a cursar algumas disciplinas em um mestrado virtual. Entretanto, para dar sequência ao ritmo de estudos, escolheu aprofundar sua pesquisa no campo do neurodireito.
Neurodireito e comportamento humano
A palestrante disse que o neurodireito envolve estudos relacionados com o comportamento humano. Para a Dra. Daniele, o estudo do funcionamento da mente das pessoas é de sumo interesse para o direito. Ela lembrou que os estudos nessa área tiveram início ainda na década de 1970, no entanto, eram voltados ao setor de marketing.

“Somente com o avanço dos estudos perceberam que também havia influência direta no direito. Neste sentido podemos ligar o neurodireito aos fatores que levam as pessoas à tomada de decisões”, comentou a juíza ao público presente na UniAlfa.
A magistrada abordou vários outros assuntos e, por fim, foi aberto espaço para perguntas por parte do público. Alunos e professores da UniAlfa fizeram questionamentos, que foram prontamente respondidos pela convidada.

Aula Magna da UniAlfa foi um sucesso
A coordenadora do curso de direito da faculdade ficou satisfeita com o tema apresentado na Aula Magna 2025. Além disso, analisou como positiva a participação da comunidade acadêmica no evento.
“Estamos muito felizes com o sucesso da nossa Aula Magna! Neste ano, o tema escolhido, ‘Contribuições do Neurodireito para o Processo Penal’, ressalta a importância de integrar conhecimentos interdisciplinares. Essa abordagem é fundamental para a formação de profissionais mais conscientes e bem preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da atuação jurídica”, finalizou Rosane Meyer.
Acompanhe as novidades da UniAlfa pelo Instagram (clique aqui).

Currículo da palestrante
A convidada da Aula Magna 2025 da UniAlfa foi a Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Dra. Daniele Liberatti Santos Takeuchi. Ela atua na Vara Cível e Anexos da Comarca de Loanda e graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano de 2008. Também é pós-graduada em Direito do Trabalho pela Uniandrade, no ano de 2010.
A magistrada é Mestre em Direito e Poder Judiciário pelo Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A obtenção do título aconteceu em 2023. Além disso, a palestrante é pesquisadora do Laboratório de Prevenção de Erros Judiciários (Lapej), vinculado ao Mestrado Profissional da Enfam desde 2024.


