Terceira parcela do IPVA 2025 para placas 9 e 0 vence nesta quarta-feira (26)
A inadimplência pode gerar multa diária de 0,33%, além de juros
O prazo para pagamento da 3ª parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 para veículos com placas finais 9 e 0 termina nesta quarta-feira (26). Quem optou pelo parcelamento precisa quitar o valor para evitar juros e multas.
No Paraná, mais de 2,8 milhões de motoristas escolheram dividir o IPVA 2025 em cinco vezes. A Receita Estadual tributou mais de 4 milhões de veículos neste ano, e até o início de março, 1,2 milhão já havia quitado o imposto.
A inadimplência pode gerar multa diária de 0,33%, além de juros baseados na taxa Selic. Após 30 dias de atraso, o percentual fixado é de 10% sobre o valor devido.
Como pagar o IPVA 2025
Os boletos não são enviados pelos Correios, e a Secretaria da Fazenda não encaminha cobranças por e-mail ou aplicativos de mensagens. As guias de pagamento da 3ª parcela do IPVA devem ser geradas nos canais oficiais:
- Portal IPVA (site do governo do Paraná);
- Aplicativos da Receita Estadual (Serviços Rápidos e Detran Inteligente, para Android e iOS);
- Portal de Pagamentos de Tributos.
É possível pagar o IPVA via Pix, utilizando o QR Code da guia de recolhimento. O pagamento é compensado em até 24 horas e pode ser feito por mais de 800 instituições financeiras.
Outra opção é o pagamento com cartão de crédito, permitindo o parcelamento em até 12 vezes. No entanto, as operadoras podem cobrar taxas adicionais, disponíveis para consulta nos sites oficiais.
Alerta contra golpes
A Secretaria da Fazenda alerta sobre golpes envolvendo boletos falsos do IPVA. Para evitar fraudes, os contribuintes devem gerar as guias apenas nos sites que terminam em “pr.gov.br” ou nos aplicativos oficiais do governo.
(OBemdito com AEN)





