
Idoso morre de 72 anos eletrocutado por cabo de alta tensão rompido ao sair de seu veículo
A família critica a demora no atendimento e questiona a qualidade do serviço prestado pela concessionária


João da Silva de Abreu, 72 anos, morreu eletrocutado na manhã deste domingo (30) ao sair de casa para pescar com o filho em Ubiratã. Um cabo de alta tensão rompido em frente à sua residência encostou no teto do carro enquanto ele manobrava para deixar a garagem, causando uma descarga elétrica.
Ao tentar descer do veículo para entender o ocorrido, João foi atingido pela eletricidade. O choque provocou um incêndio no Fiat Strada. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, por protocolo, só pôde intervir após a liberação da Copel, que chegou ao local cerca de uma hora depois.
A família critica a demora no atendimento e questiona a qualidade do serviço prestado pela concessionária. Segundo os filhos de João, eletricistas de profissão, um problema na rede elétrica já havia sido reportado há 10 meses, após um curto-circuito na Rua Donato Félix Leite, no Jardim Panorama.
“É injusto o que aconteceu com meu pai. É um serviço errado da Copel, e estão querendo tirar o corpo fora. Inaceitável”, disse Tiago, um dos filhos. Charles, outro filho, relatou: “Meu pai estava saindo para se divertir, e eu chego e o vejo queimando”.
O corpo de João foi encaminhado ao IML de Campo Mourão, mas, devido ao estado de carbonização, o reconhecimento só será possível por meio de exame de DNA. A Copel afirmou que um gambá morto próximo ao poste pode ter causado o curto-circuito, mas a família contesta a versão, alegando que os fios são encapados.
O caso está sob investigação. A família aguarda respostas sobre as responsabilidades pelo ocorrido.
Nota da Copel
“A Copel lamenta profundamente o fato ocorrido neste domingo (30) em Ubiratã. A rede do local apresentava condições normais de operação. Ela passou por manutenção corretiva em abril de 2023, quando um raio a atingiu e houve a necessidade de reparos. Desde então, inspeções periódicas preventivas foram realizadas no local – sendo as mais recentes em 2024 e, novamente, em fevereiro de 2025 -, ocasiões em que não foram constatadas irregularidades nos postes, cabos e acessórios da rede elétrica. A companhia manifesta sua solidariedade e está em contato com familiares da vítima para prestar todo o suporte possível. Às circunstâncias do acidente seguem sob análise detalhada.”
(OBemdito com informações da Catv.com)