
Umuarama: Vereadores aprovam projeto de criação e reestruturação de secretarias municipais
Veja os demais projetos aprovados pelos vereadores


A Câmara Municipal de Umuarama realizou a análise de vários projetos durante a sessão ordinária da última segunda-feira (31). As propostas têm como foco o desenvolvimento econômico, gestão pública, bem-estar social e reconhecimento de iniciativas relevantes para o município.
De autoria do Executivo, o projeto de Lei Complementar 005/2025 teve aprovação unânime em segunda discussão. A proposta cria as Secretarias Municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia e de Aceleração Econômica. Além disso, ele reestrutura a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, que passa a se chamar Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
O Executivo justificou as mudanças argumentando que o objetivo é atrair investimentos. Bem como, fomentar a pesquisa, a inovação e implementar o MasterPlan – Umuarama 2050. O projeto visa impulsionar o desenvolvimento econômico local, expandir o setor turístico e reduzir as despesas para o município.
Complementando a medida, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 013/2025. Ele destina crédito orçamentário para as recém-criadas secretarias. Desta forma, garante os recursos necessários para o planejamento e execução de políticas públicas voltadas para a inovação e aceleração econômica.
Outros projetos
A pauta da sessão contemplou ainda outras propostas relevantes para a administração pública e a qualidade de vida dos cidadãos de Umuarama.
1 – Projeto de Lei Complementar 004/2025 – uniformiza a data-base para o reajuste dos servidores municipais para o mês de março, buscando um equilíbrio nas questões salariais.
2 – Projeto de Lei 101/2024 – institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Fundo Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fumppir). A iniciativa visa atender demandas históricas por justiça social e combater o racismo no município.
3 – Projeto de Lei 007/2025 – autoriza a cessão de um servidor municipal ao Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) em Umuarama, fortalecendo a segurança na região.
4 – Projeto de Lei Ordinária 008/2025 – permite a doação de animais do Programa de Incentivo ao Aumento da Produção de Leite (Produr) a produtores beneficiários, garantindo um destino adequado para os animais e fomentando a produção local.
5 – Projeto de Lei 100/2025 – de autoria do vereador Ednei do Esporte, declara de utilidade pública o Projeto Social Tomeya Sasahara, reconhecendo sua importância no cenário cultural, esportivo, artístico e social da cidade.
6 – Projeto de Lei 14/2025 – inclui o evento “Umuarama Air Show” no calendário oficial de eventos do município, consolidando-o como atração turística e fomentador da economia local.
Reconhecimento ao Mérito Científico
Os vereadores deliberaram em plenária sobre a Moção de Aplausos 02/2025. A iniciativa do vereador Clebão dos Pneus visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Dr. Maxsuel Fidelis de Pádua Almeida. O homenageado é médico ortopedista e traumatologista, além de professor universitário.
Conforme a justificativa do autor, Dr. Maxsuel é um respeitado pesquisador e membro da Universidade Paranaense (Unipar). Ele se destaca em ortopedia pediátrica e na reconstrução óssea.
O profissional é formado pela Faculdade Nova Esperança (Famene) em 2013 e mestre pela Unipar em 2019. Dr. Maxsuel foca seu trabalho no desenvolvimento de tratamentos inovadores para doenças ósseas, como a osteoporose.
Sua pesquisa sobre os efeitos da jabuticaba no fortalecimento ósseo oferece uma alternativa natural de tratamento. Além disso, os custos são consideravelmente mais baixos do que os medicamentos atualmente disponíveis no mercado.
O médico e pesquisador conquistou reconhecimento internacional e garantiu seu espaço em publicações científicas e conferências globais. Desta forma, demonstra seu “compromisso com a saúde e o bem-estar das populações idosas”, informa o autor da sugestão de Moção de Aplausos.
Os integrantes da Casa de Leis de Umuarama aprovaram a iniciativa por unanimidade.
(Informações: Assessoria Câmara de Umuarama)