
Secretário de Infraestrutura discute nesta quinta (3) a concessão da PR-323 em assembleia da Amerios
Duplicação somente quatro anos após a concessão e dificuldade para acompanhar a obra em pauta


O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex Cruz de Oliveira, participará de assembleia extraordinária da Amerios nesta quinta-feira (3) para tratar da concessão da rodovia PR-323. O encontro ocorrerá às 14h na sede da associação, localizada na rua Valter Kreiser, 3055.
A concessão da PR-323, que liga Maringá a Umuarama, está entre os projetos prioritários do Governo Federal para atrair investimentos privados em infraestrutura rodoviária. A rodovia é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região Noroeste do Estado.
A Amerios, que reúne prefeitos da região, deve debater os impactos do modelo de concessão para os municípios. O Governo do Estado busca apresentar o projeto às lideranças locais antes de iniciar o processo licitatório.
Duplicação somente quatro anos após a concessão
Segundo o cronograma da ANTT, as obras de duplicação da PR-323 serão realizadas entre o 4º e o 8º ano após a privatização da rodovia. O trecho entre Umuarama e Cianorte será um dos primeiros contemplados, sendo duplicado no 4º e no 5º ano.
No mesmo período, a agência prevê a construção de passarelas entre a “Capital da Amizade” e a “Capital do Vestuário”. Serão 11 instalações para a travessia de pedestres. Ao longo de toda a extensão da PR-323, a concessionária vencedora da licitação deverá construir 17 passarelas.
O projeto também prevê a construção de dois viadutos: um no km 215, na região de Cianorte, e outro no km 250, entre Cruzeiro do Oeste e Tapejara. Já para o tráfego de bicicletas, serão construídos quase 16 km de ciclovias. As obras ocorrerão entre o 3º e o 7º ano de concessão.
Dificuldade para acompanhar a obra
A inclusão da PR-323 no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal mudou o caminho para esclarecimentos sobre a duplicação da rodovia. Antes, as tratativas eram feitas junto ao Estado. Agora, é o Ministério dos Transportes que cuida de tudo.
Essa alteração, segundo a Comissão de Duplicação de Umuarama, trouxe dificuldades no acompanhamento da obra. O presidente da comissão, Sérgio Frederico, explica que a PR-323 foi pauta das audiências públicas sobre as concessões de rodovias do Paraná, mas como parte de um todo, e não abordada de forma específica.
“Antes, a importância da duplicação de toda a PR-323 tinha uma relevância maior nos debates políticos. Agora que ela está no mesmo pacote das rodovias federais que cruzam o Estado, o grau de importância para cobrarmos agilidade e informações ficou menor’’, comenta.
Para o engenheiro, a falta de representatividade de Umuarama na Assembleia Legislativa do Paraná prejudica o acompanhamento dos trabalhos.
“Nós não temos nenhum deputado da cidade para fazer com que o secretário venha a Umuarama também e explique os processos, prazos e planejamentos’’, complementa.
E o valor do pedágio?
A ANTT estipulou os valores de cobrança para as praças. A tabela da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) aponta que cada local terá a sua taxa. Confira abaixo os valores para carros de passeio:
Praça Umuarama: R$ 14,25
Praça Cianorte: R$ 10,22
Praça Jussara: R$ 13,80
Uma viagem de ida e volta entre Umuarama e Maringá, por exemplo, custará R$ 48,04. Se o motorista sair de Maringá com destino a Guaíra, o custo fica maior: R$ 91,34 entre ida e volta.