
Adolescente é apreendido com drogas e simulacro de arma em Umuarama
Durante abordagem a um Volkswagen Gol, foram encontradas porções de maconha e cocaína


Um menor de 16 anos foi flagrado pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (2) com drogas para venda em Umuarama. A ação ocorreu por volta das 19h22 na Zona VII, após denúncias anônimas sobre tráfico em frente a um colégio.
Durante abordagem a um Volkswagen Gol, foram encontradas porções de maconha e cocaína prontas para distribuição. O adolescente assumiu a posse das substâncias. Na sequência, em busca domiciliar autorizada pela mãe do menor, os policiais apreenderam 156g de haxixe, 364g de maconha, uma balança de precisão e um simulacro de pistola.
A mãe afirmou desconhecer as atividades do filho, enquanto a namorada confirmou a prática de venda de drogas. O adolescente foi encaminhado à delegacia acompanhado da mãe para as medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O caso foi registrado como tráfico de drogas e segue sob investigação. A PM destacou que o uso de simulacro de arma configura crime previsto no artigo 15 do Estatuto do Desarmamento.
O uso de simulacro de arma de fogo, por si só, configura a grave ameaça elementar do crime de roubo, tornando inviável a desclassificação da conduta para a de furto.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) mudou a regra para prisão de menores por tráfico de entorpecentes. A decisão do STJ estabelece que se o menor for detido por tráfico de drogas e não tiver passagem pela polícia, ele não deve ser obrigatoriamente internado.
De acordo com a legislação, jovens ligados ao tráfico podem ser internados somente em caso de reincidência, descumprimento de medida socioeducativa ou emprego de violência.