Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Mulher feita refém pelo ex é resgatada após promotora notar sinais em audiência virtual

Nas imagens, é possível ver que o suspeito utilizava um fone de ouvido para acompanhar a audiência enquanto tentava se esconder da câmera

Mulher feita refém pelo ex é resgatada após promotora notar sinais em audiência virtual
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 4 de abril de 2025 às 16h31 - Modificado em 4 de abril de 2025 às 16h50

Um homem de 40 anos foi preso sob suspeita de manter a ex-companheira como refém durante uma audiência virtual no Juizado de Violência Doméstica do Recanto das Emas, na tarde desta terça-feira (1º), no Distrito Federal. O homem não teve sua identidade divulgada. 

Conforme relato da vítima, uma mulher de 44 anos, o sequestro ocorreu na noite de segunda-feira (31). Ela afirmou aos policiais que foi forçada a permanecer no carro enquanto o homem circulava pelo DF. A mulher já possuía medida protetiva contra o acusado e, além disso, recebia acompanhamento da equipe do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid). 

O Ministério Público do DF informou que a audiência tinha como objetivo discutir a relação entre a vítima e o agressor. Durante a videoconferência, a mulher que estava dentro do veículo, virou a câmera do celular para mostrar que estava acompanhada do ex-companheiro. Enquanto isso, o homem mantinha a cabeça baixa, tentando evitar ser filmado.

Intervenção da promotoria e reação do agressor

“Tudo bem com a senhora?”, questionou a promotora. Apesar de responder afirmativamente, a vítima balançou a cabeça negativamente. “A senhora está em um carro. Está estacionada onde?”, insistiu a representante do Ministério Público. Entretanto, ao mencionar que estava em Taguatinga, o homem interrompeu: “É videoconferência. Não quero saber de conversa, não”.

Nas imagens, é possível ver que o suspeito utilizava um fone de ouvido para acompanhar a audiência enquanto tentava se esconder da câmera. Em determinado momento, a mulher girou novamente o celular na tentativa de revelar sua localização. 

A ligação foi interrompida antes do término da sessão. Diante das evidências, integrantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública concluíram que a mulher estava sob coerção. Um mandado de prisão foi expedido, e a Polícia Militar acionada. 

A polícia localizou o veículo do suspeito na DF-457, sentido Samambaia. As câmeras da viatura registraram o momento em que, por fim, os agentes abordaram o suspeito.

Relato da vítima e antecedentes do agressor

Em depoimento, a mulher contou que ele a sequestrou na noite anterior em frente a um supermercado no Recanto das Emas. O homem a levou à força para um hotel em Valparaíso (GO) e na manhã seguinte, a obrigou a entrar no carro, onde permaneceram circulando pelo DF. Segundo ela, o ex-companheiro estava em surto. 

O casal já estava separado e a vítima contava com medida protetiva. A PM destacou que a equipe do Provid oferecia suporte regular à mulher. A polícia prendeu o agressor, que já tinha antecedentes por violência doméstica, em flagrante e o levou para a 12ª Delegacia. Além do crime de sequestro (art. 148 do Código Penal), ele também tinha um mandado de prisão pendente por descumprir medida protetiva.

Onde denunciar violência contra a mulher?

  • Ligue 180 (serviço gratuito)
  • Acesse o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos
  • Baixe o aplicativo Direitos Humanos Brasil
  • Disque 190 em caso de emergência
  • Registre ocorrência em delegacias, preferencialmente nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam); 
  • Procure os Centros de Referência da Mulher para suporte psicológico, jurídico e acolhimento.

(OBemdito com infomações Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas