
Governador do Paraná autoriza promoções para 51 mil servidores com impacto de R$ 276 milhões
Medida impacta funcionários públicos de diversos quadros do Poder Executivo


O governo do Paraná autorizou nesta sexta-feira (4) a concessão de promoções e progressões de carreira para 51.267 servidores estaduais, com impacto financeiro estimado em R$ 276,3 milhões por ano. A medida beneficia funcionários de 18 categorias do Executivo estadual, incluindo policiais militares e civis, bombeiros, professores e servidores da saúde.
Entre os critérios para as progressões estão estabilidade no cargo, desempenho profissional e qualificação acadêmica. As promoções seguem regras de antiguidade ou mérito. “É fruto do planejamento do Estado”, disse o governador Ratinho Junior (PSD), citando cortes de gastos que permitiram o investimento.
Na área educacional, cerca de 10 mil professores e pedagogos já receberam progressão neste ano, conforme previsto em legislação específica que permite o benefício a cada dois anos. A medida não se aplica a aposentados ou servidores em licença particular.
Quadros beneficiados
Serão beneficiados pela medida os Quadros Próprios da Agepar (QPA), de Bombeiro Militar (BM), de Auditor Fiscal (CRE), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), das Instituições de Ensino Superior (IEES), de Procuradores (PGE), da Polícia Militar (PM), dos Funcionários da Educação Básica (QFEB), da Adapar (QPDA), do Detran (QPDE), do IDR-Paraná (QPIDR), do Magistério (QPM), da Polícia Civil (QPPC), do Poder Executivo (QPPE), dos Peritos Oficiais (QPPO), da Polícia Penal (QPPP), de Servidores da Secretaria da Saúde (QPSS), além de celetistas.