Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Umuarama capacita agentes comunitários de saúde no combate à hipertensão

A capacitação contribui para melhorar o atendimento

Foto: Assessoria PMU
Umuarama capacita agentes comunitários de saúde no combate à hipertensão
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 5 de abril de 2025 às 13h09 - Modificado em 5 de abril de 2025 às 13h09

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos em enfermagem da Atenção Primária em Saúde (APS) participaram de capacitação sobre hipertensão na sexta-feira (4), em Umuarama. O encontro ocorreu no anfiteatro da Prefeitura e contou com palestra do professor Emerson Luiz Botelho Lourenço, da Universidade Paranaense (Unipar).

O objetivo foi atualizar os profissionais sobre diagnóstico, classificação e tratamento da hipertensão arterial. Também foram abordados riscos e formas de prevenção. Durante o curso, os agentes aprenderam a utilizar diferentes aparelhos para aferição da pressão arterial. Foram discutidos fatores de risco, tipos de hipertensão e perigos do uso indevido de medicamentos.

O professor destacou o papel da equipe multidisciplinar no tratamento. Também abordou o uso de plantas medicinais com potencial farmacológico no controle da doença.

“É uma alegria voltar a contribuir com a Secretaria de Saúde de Umuarama”, disse Emerson Lourenço. “Poder orientar os agentes comunitários me deixa realizado.” Ele atua como diretor da Fundação Cândido Garcia e professor dos programas de Mestrado e Doutorado da Unipar.

Segundo Carlos Gabriel Zanata Cardozo, coordenador da Central Farmacêutica, o treinamento reforça a importância dos ACS no cuidado com a saúde da comunidade. “Aprendemos que é possível controlar a hipertensão com mudanças simples no estilo de vida”, explicou. Alimentação saudável, atividade física e uso correto de medicamentos foram alguns dos pontos destacados.

Os Agentes Comunitários de Saúde têm papel essencial na prevenção de doenças e promoção de bem-estar. Com visitas regulares, identificam riscos e orientam a população. A capacitação contribui para melhorar o atendimento e reforça o compromisso com uma vida mais saudável.

(OBemdito com informações Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas