Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Câmera flagra onça-parda caminhando calmamente em propriedade rural da região

A onça-parda provavelmente está em busca de lugares com fartura de caça. Outros felinos da mesma espécie já foram vistos na localidade

Foto: Reprodução/OBemdito
Câmera flagra onça-parda caminhando calmamente em propriedade rural da região
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 5 de abril de 2025 às 18h48 - Modificado em 6 de abril de 2025 às 10h37

Uma câmera de monitoramento flagrou uma onça-parda caminhando calmamente em uma propriedade rural. O flagrante aconteceu na quarta-feira (2) no município de Rancho Alegre D’Oeste, distante 88 quilômetros de Umuarama.

Uma câmera que está escondida perto de um manancial e de uma lavoura de milho registrou a onça-parda que aparece na imagem abaixo. O ‘passeio’ do felino aconteceu na madrugada de quarta-feira em uma propriedade localizada na estrada Amaro Pedro, em Rancho Alegre.

De acordo com reportagem do site Goionews, as lavouras de milho de Rancho Alegre estão se transformando em corredores naturais para onças-pardas. Os felinos são avistados com frequência em propriedades localizadas entre os rios Barreiro e Caracol.

Há também relatos de animais que foram vistos na rodovia PR-472, no trecho que liga as cidades de Goioerê e Rancho Alegre D’Oeste.

Ed Claúdio Cruz divulgou o vídeo da onça-parda caminhando tranquilamente em sua propriedade rural e disse desconhecer atraques dos animais. “Não temos registro na região de ataque de onças-pardas em pessoas, mas pelo sim, pelo não, as pescarias estão encerradas por um tempo”.

Onça-parda busca alimentos

A princípio, as onças provavelmente estão em busca de lugares com fartura de caça. Segundo o morador Ed Cláudio, a localidade tem água em abundância. Este fator faz com que outros animais encontrem refúgio na região.

O morador entende que outra situação que pode atrair as onças-pardas é o fato de as plantações de milho terem atingido um porte elevado. De acordo com Ed Cláudio, tal fator proporciona uma espécie de ‘camuflagem’ para os felinos e outros animais, que podem transitar com tranquilidade sem serem vistos.

As onças-pardas têm hábitos noturnos. Porém, já foram feitos registros delas andando pela propriedade durante o dia. Não há informações se os felinos estão com filhotes. Neste caso, o animal pode se tornar mais agressivo a qualquer sinal de ameaça à sua cria. A recomendação é para que as pessoas fiquem alertas.

Em Umuarama, a população viveu dias de tensão no mês de fevereiro com diversas aparições de uma onça-parda na região entre o lago Aratimbó e o Hospital Uopeccan. Clique aqui e confira várias reportagens sobre o assunto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas