Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Pane em subestação deixa 15 mil alunos sem aula na UEM

A suspensão atinge cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado

As atividades só retornarão após instalação e testes, previstos para até 18h desta terça (8) (Foto UEM)
Pane em subestação deixa 15 mil alunos sem aula na UEM
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 8 de abril de 2025 às 15h42 - Modificado em 8 de abril de 2025 às 16h02

Uma pane na subestação que abastece o campus sede da UEM deixou 15 mil estudantes sem aulas desde sábado (5). A suspensão atinge cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, mas não afetou o Hospital Universitário (HU) nem outros campi.

A universidade informou que alugou um transformador e recebeu outro cedido pela Copel. As atividades só retornarão após instalação e testes, previstos para até 18h desta terça (8).

Em nota, a UEM afirmou que os reparos se mostraram “mais complexos que o previsto”. O problema na subestação foi identificado em 2023, e a licitação para nova unidade foi concluída em setembro de 2024, com entrega prevista para 18 de maio.

Pesquisas perdidas

O chefe de biologia, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães, relatou perda de amostras de pesquisas armazenadas em freezers, afetando projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Até a chegada dos novos equipamentos, o campus funcionará com os transformadores temporários.

LEIA A NOTA DA UEM NA ÍNTEGRA:

“A Universidade Estadual de Maringá informa para a toda comunidade que a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas, no campus sede, se estenderá até o dia 8 de abril, terça-feira, às 18h.

Esta decisão decorre da constatação das condições irreversíveis de recuperação do atual transformador de energia da substação, que apresentou defeito neste final de semana.

Ao longo do dia, as equipes da DSM/DOP/PCU trabalharam arduamente na tentativa da recuperação que, sem sucesso, levou a Administração da UEM a tomar medidas para compra emergencial de um outro transformador com sua instalação agendada para o dia 08/04 às 9h.

Durante o período de suspensão, a Administração seguirá monitorando atentamente a situação e avaliando as condições para o retorno seguro das atividades o mais rápido possível, com novas informações sendo comunicadas pelas redes sociais da UEM.

Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos nesse período de reestruturação do sistema de fornecimento de energia na nossa universidade”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas