
Asfalto é recuperado em trecho da avenida Paraná após remoção de travessias elevadas
O objetivo é dar mais agilidade ao tráfego em uma das vias mais movimentadas da cidade


A equipe da Prefeitura de Umuarama recuperou o asfalto onde ocorreu a remoção de passarelas elevadas na avenida Paraná. O trecho fica perto do Lago Aratimbó e o trabalho avançou nesta quarta-feira (9) com a pavimentação do trecho onde foram feitas as intervenções.
A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos executou o serviço. A obra exigiu interrupção temporária do tráfego, porém, com desvio por ruas laterais e monitoramento de agentes da autoridade de trânsito e da Guarda Municipal.
O trabalho para refazer o asfalto começou de manhã e estendeu-se pelo período da tarde. O objetivo é dar mais agilidade ao tráfego em uma das vias mais movimentadas da cidade, que conecta regiões importantes à estação rodoviária nova, Hospital Uopeccan e à rodovia PR-323.
No lugar das enormes lombadas, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana instalou semáforo com ‘botoneira’. Neste equipamento, os pedestres apertam um botão para acionar o farol vermelho para os veículos. Assim, as pessoas podem fazer a travessia em segurança.
Nos próximos dias a Prefeitura vai implantar a faixa de pedestres, bem como fazer o rebaixamento de guias para acessibilidade e reforço na sinalização horizontal.
O mesmo serviço acontecerá mais adiante, nos próximos dias. A secretaria de Obras vai eliminar as travessias elevadas no cruzamento da Paraná com a rua Cândido Portinari. A Prefeitura irá instalar um semáforo semelhante no local.

Travessias elevadas representam barreiras para o trânsito
O secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram), Valdecir Capelli, falou o assunto. Ele explicou que o prefeito Fernando Scanavaca determinou a remoção de lombadas e passagens elevadas em algumas localidades. Nesse sentido, o alvo da mudança são as vias de acesso aos hospitais – também chamadas ‘linhas vermelhas’. Nelas ocorre a circulação em maior número de ambulâncias, veículos de bombeiros e Samu.
Barreiras atrasam o deslocamento das ambulâncias e muitas vezes pode custar uma vida. “Por isso, o prefeito ordenou a retirada das lombadas da avenida Paraná entre a praça Miguel Rossafa e o Hospital Uopeccan, que é um pronto-socorro também”, disse.
Semáforos especiais substituem as faixas elevadas. O pedestre poderá acionar o sinal vermelho por um botão e atravessar em segurança, explicou o secretário. Conforme Capelli, mesmo com o semáforo no vermelho uma ambulância com sinais sonoros e luminosos ligados poderá avançar, numa emergência. Ele lembra que isso não acontecia com a faixa elevada.
(Informações: Assessoria PMU)