Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Estado fará força-tarefa de vacinação nas escolas do Paraná a partir de segunda-feira

O Paraná também terá um Dia D de Multivação no mês de maio

Foto: Lucas Fermin/Seed-PR
Estado fará força-tarefa de vacinação nas escolas do Paraná a partir de segunda-feira
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 9 de abril de 2025 às 21h19 - Modificado em 9 de abril de 2025 às 21h20

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR) informa que a partir de segunda-feira (14) terá início uma força-tarefa de vacinação nas escolas do Paraná. A ação acontecerá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e segue até o dia 31 de maio.

A definição ocorreu nesta quarta-feira (9), quando também foi decidido que o Dia D de Multivacinação. O Dia D, mobilização estadual, está marcado para o próximo dia 10 de maio. O foco serão as vacinas contra a gripe (Influenza), Covid-19 e Febre Amarela, mas também estarão disponíveis as demais vacinas de rotina. Os municípios se comprometeram a atualizar as carteiras de vacinação e reforçar a proteção contra as diversas doenças.

Os assuntos fizeram parte da pauta da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR), realizada em Curitiba nesta quarta. A Sesa e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) participaram da reunião e pactuaram uma série de reforços nas ações de imunização.

A cobertura vacinal, preocupação persistente da Sesa, refere-se a todos os imunizantes. Porém, as vacinas da Febre Amarela e Covid-19 são as mais importantes para atualizar e fortalecer a proteção contra os vírus.

Atualização de dados da vacinação

Outro assunto debatido foi a importância do envio diário de dados de vacinação para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de integração de dados em saúde.

“A vacinação é um desafio constante e necessita da união”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves. “Precisamos expandir ainda mais a imunização no Estado e blindar nosso território, protegendo a população contra as doenças”.

“Abordamos assuntos de grande relevância para o Paraná e faremos uma força-tarefa de vacinação em uma grande mobilização tanto nas salas de vacinas quanto nas escolas”, disse o presidente do Cosems e secretário municipal da Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Mello.

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite abordou outros assuntos, confira aqui.

( Informações: AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas