Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

UEM diploma 66 formandos dos centros de Ciências Agrárias e de Tecnologia de Umuarama

A solenidade cheia de emoção aconteceu no Centro Cultural Vera Schubert

Fotos: Assessoria UEM
UEM diploma 66 formandos dos centros de Ciências Agrárias e de Tecnologia de Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 14 de abril de 2025 às 12h55 - Modificado em 14 de abril de 2025 às 12h55

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) diplomou 66 formandos no câmpus regional de Umuarama. A solenidade cheia de emoção aconteceu no Centro Cultural Vera Schubert na noite da última quinta-feira (10). Os novos profissionais estudaram nos cursos ligados ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e ao Centro de Tecnologia (CTC).

Os formandos estão distribuídos da seguinte forma: Agronomia (21), Engenharia Ambiental (3), Engenharia Civil (13), Engenharia de Alimentos (12), Medicina Veterinária (11), Tecnologia em Alimentos (2), Tecnologia em Construção Civil (2) e Tecnologia em Meio Ambiente (2).

Três neograduados foram laureados: Mariane Cardoso Elias (Engenharia Ambiental), Felipe Lopacínski Watanabe (Engenharia Civil) e Jorge Yukio Hino (Tecnologia em Construção Civil). A Láurea Acadêmica é uma honraria concedida aos alunos que concluem pelo menos dois terços de todas as disciplinas com nota nove ou superior.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, presidiu a solenidade. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o diretor do Câmpus Regional de Umuarama, Andrei Felipe Gomes.

Vanalli parabenizou o trabalho do corpo docente e também dos técnicos da UEM: “Todo grande projeto é constituído por pessoas, por muitas mãos, por trabalho”. O reitor acrescentou que a partir de agora todos seguirão novos caminhos. “Farão muitos projetos, parcerias, trabalho em equipe e conquistas, pois vocês certamente estão muito bem formados”.

Uem Diploma 66 Formandos Do Câmpus Regional De Umuarama (1)

Desafios x conquistas

A oradora geral dos formandos, Letícia Garcez da Silva, do curso de Engenharia de Alimentos, relembrou os desafios enfrentados até conquistar o sonhado diploma pela UEM. Ela destacou a importância de celebrar a conquista e tomar fôlego para o futuro profissional.

Por fim, agradeceu: “A todos que fizeram parte dessa trajetória, nosso mais profundo obrigado. Esta vitória não é apenas nossa, mas de todos que acreditaram em nós. Parabéns, formandos! O futuro nos espera, e nós estamos prontos para ele”.

Leia também: Inscrições para vagas remanescentes da UEM são reabertas após falha elétrica que afetou sistema.

Uem Diploma 66 Formandos Do Câmpus Regional De Umuarama (3)

Diplomas, emoção e histórias dos formandos

Não faz muito tempo, a família de Carlos Eduardo Garcia de Souza se reuniu para assistir à colação de grau da irmã dele. Mileny Suellen Garcia de Souza concluiu Engenharia Civil pela UEM em 2022. Na última quinta foi a vez de Mileny prestigiar a nova conquista de Carlos Eduardo, que, assim como a irmã três anos antes, recebeu o diploma de Engenharia Civil.

Mileny estava acompanhada pela mãe, os avós e o bisavô, senhor Antônio, de 95 anos. Assim como toda a família, a irmã do formando está muito orgulhosa, mas garante que não foi a responsável pela escolha da mesma carreira.

“Não o influenciei. No início, ele queria cursar Arquitetura, mas antes só tinha em Maringá, e nós moramos em Tuneiras do Oeste, o que dificultava. Então, ele decidiu por Engenharia Civil. Não influenciei, mas ajudei em tudo que pude durante o curso”, explica Mileny.

Carlos Eduardo diz que ter a irmã formada em Engenharia Civil pesou na escolha pelo curso, mas que não desistiu da Arquitetura. Assim que a UEM abriu turma em Umuarama, prestou vestibular, passou e está entre os calouros de 2025. “A gente não pode parar. Temos sempre que continuar buscando mais conhecimento, avançar tanto na área de trabalho quanto na da inteligência. E sobre escolher a UEM, é porque é próxima à minha casa, é pública e de qualidade”, enfatiza Carlos Eduardo.

Ana Paula, mãe de Carlos Eduardo, conta que, além de toda a emoção em vê-lo receber o diploma, o que mais a deixa feliz e orgulhosa é acompanhar o quão longe o filho autista está indo e o bonito caminho que está construindo.

Uem Diploma 66 Formandos Do Câmpus Regional De Umuarama (4)

Amor, presente!

O amor pelos animais uniu Isabela Fideli e Carlos Henrique Dognani. Há exatamente um ano, no mesmo local, Isabela estava emocionada na plateia enquanto Carlos recebia o diploma de Medicina Veterinária, mas a situação se inverteu.

Nesta semana foi a vez de Carlos aplaudir Isabela, também neograduanda do mesmo curso. “Ah, o sentimento é de orgulho dela ter se formado também”, diz Carlos. “No ano passado, chorei de emoção, e este ano vou me emocionar de novo”, complementa Isabela.

Juntos há dois anos, o futuro do casal ainda está incerto. Carlos saiu da faculdade empregado, trabalhando em Taquarituba, interior de São Paulo, na área de bovinocultura de leite e de corte. Já Isabela mora com a família em Mandaguari e prefere os animais de pequeno porte. “Vamos ver com o tempo como vai funcionar. Cada um tem que arrumar seu serviço agora. Depois a gente vê o que faz”, argumenta Carlos.

Isabela concorda: “Por enquanto, a gente vai se estabelecer ainda, ver como vai se formar profissionalmente. Ele está trabalhando na área dele, eu agora vou estabelecer a minha, se Deus quiser. Futuramente, quando a gente conseguir caminhar junto, a gente vai se juntar”, finaliza.

Uem Diploma 66 Formandos Do Câmpus Regional De Umuarama (5)

Outras cerimônias

O período de formaturas referentes ao ano letivo de 2024 dos câmpus regionais começou na semana passada, em Goioerê (3), Ivaiporã (5) e nesta semana em Cidade Gaúcha (9). A última aconteceu na sexta-feira (11): os formandos do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) colaram grau em sessão solene, no Cianorte Clube, às 19h.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas