Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Polícia Militar cumpre mandados de prisão em São Jorge do Patrocínio e Umuarama

Em ações distintas, a Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão em municípios do Noroeste

As operações seguiram os trâmites legais, com garantia dos direitos constitucionais dos detidos (Foto OBemdito)
Polícia Militar cumpre mandados de prisão em São Jorge do Patrocínio e Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 16 de abril de 2025 às 19h18 - Modificado em 16 de abril de 2025 às 19h27

Em São Jorge do Patrocínio, um homem de 41 anos foi preso por volta das 11h15 desta quarta (16) no centro da cidade. Durante patrulhamento, policiais militares abordaram o indivíduo após receberem informações sobre um mandado de prisão em seu desfavor.

Após consulta aos sistemas, confirmou-se a ordem judicial, expedida pela 1ª Vara Federal de Naviraí (MS), relacionada a uma condenação por tráfico internacional de arma de fogo (artigo 18 da Lei 10.826/2003). O homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Altônia e entregue à autoridade competente.

Já em Umuarama, um homem de 30 anos foi detido às 12h50, também de hoje, na Rua Luís Catarin, no Parque Estância. A prisão ocorreu após a polícia localizá-lo para cumprir um mandado expedido pela Vara de Família e Sucessões da cidade, por descumprimento de obrigações legais (prisão civil). Ele foi encaminhado à 7ª Subdivisão Policial para os procedimentos cabíveis.

As operações da Polícia Militar seguiram os trâmites legais, com garantia dos direitos constitucionais dos detidos.

Situação dos mandados em aberto no Brasil

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que o Brasil conta com 341.037 mandados de prisão em aberto atualmente. O número do déficit de vagas do sistema prisional calculado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em contrapartida, é de 191.799.

Outro apontamento é o do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), que mostra que 812 mil pessoas estão privadas de liberdade atualmente no Brasil. Delas, 293 mil estão presas provisoriamente. Apenas 326 mil – menos da metade – têm decisão definitiva sobre a pena.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas