Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Tríduo Pascal: saiba os horários das celebrações nas matrizes paroquiais da Diocese de Umuarama

Os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal nesta quinta (17)

Tríduo Pascal: saiba os horários das celebrações nas matrizes paroquiais da Diocese de Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 17 de abril de 2025 às 12h51 - Modificado em 17 de abril de 2025 às 19h27

Nesta quinta-feira (17), os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa. Saiba os horários das celebrações nas matrizes paroquiais da Diocese de Umuarama, clicando aqui.

O Tríduo Pascal

Hoje, a celebração da Ceia Pascal, ocorre à noite, em memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés.

Na sexta-feira (18), depois da Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, é destacada a memória viva do maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências.

E, por fim no sábado (19), a Igreja medita e reflete Cristo morto, é a chegada da noite da Vigília Pascal.

O Tríduo Pascal, repleto de ritos e celebrações, constitui para os cristãos o coração da liturgia e da vida cristã como memorial da essência da fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado.

Em resumo, o termo Tríduo Pascal, refere-se, exatamente à celebração da Páscoa seguido do domingo de Páscoa, em que se comemora a paixão, morte de Cristo e Ressurreição do Senhor.

A Páscoa

Desde os primórdios da Igreja celebra-se o mistério da Páscoa cristã, pelo seu valor fundamental e salvífico relacionado à vida cristã para os fiéis.

É na Páscoa que os cristãos refletem sobre o mistério da redenção humana, mediante a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Pela Páscoa, a Igreja celebra a passagem da morte do Senhor para a vida divina. 

(OBemdito com informações da CNBB)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas