Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Vigilância em Saúde capacita empresas de controle de pragas de Umuarama

Evento reuniu profissionais da Vigilância Sanitária, empresários do setor e técnicos especializados

detalharam os requisitos legais para funcionamento das empresas dedetizadoras, conforme a nova resolução estadual (Foto PMU)
Vigilância em Saúde capacita empresas de controle de pragas de Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 17 de abril de 2025 às 16h02 - Modificado em 17 de abril de 2025 às 16h27

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama promoveu nesta quarta-feira (16) um treinamento para empresas de controle de vetores e pragas, com foco na aplicação da Resolução Sesa 1153/2024 do Estado do Paraná. O evento reuniu profissionais da Vigilância Sanitária, empresários do setor e técnicos especializados.

A capacitação, organizada pelo Serviço de Vigilância em Saúde, teve como palestrantes o médico veterinário e doutor em Ciência Animal Wellyton Carlos Rodrigues e a médica Juliana Carvalho, da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Eles detalharam os requisitos legais para funcionamento das empresas dedetizadoras, conforme a nova resolução estadual.

“O objetivo é alinhar as práticas do setor às exigências técnicas e sanitárias, garantindo segurança principalmente em ambientes críticos como unidades de saúde e estabelecimentos alimentícios”, explicou a farmacêutica Renata Pititto, diretora da Vigilância em Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, enfatizou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada. “Essa troca de conhecimentos é essencial para evoluirmos na qualidade dos serviços, sempre priorizando a segurança da população”, afirmou.

Participaram do evento proprietários e técnicos de empresas especializadas, que receberam certificados ao final. A Vigilância Sanitária municipal fez um alerta importante durante o evento: consumidores devem verificar cuidadosamente a regularização das empresas antes de contratar serviços de controle de pragas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os principais riscos de contratar serviços irregulares incluem:

  • Uso de produtos químicos não autorizados pela Anvisa
  • Aplicação incorreta de pesticidas
  • Falta de equipamentos de proteção adequados
  • Ausência de responsável técnico habilitado

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas