Rudson de Souza Publisher do OBemdito

UBS discute prevenção à violência doméstica com mulheres da comunidade em Umuarama

Foram abordados temas como os direitos das mulheres, a conquista de espaço na sociedade e a segurança no ambiente doméstico

A ação reuniu moradoras do bairro e regiões vizinhas para debates e orientações (Foto PMU)
UBS discute prevenção à violência doméstica com mulheres da comunidade em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 17 de abril de 2025 às 16h26 - Modificado em 17 de abril de 2025 às 16h26

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sonho Meu, em Umuarama, promoveu nesta quarta-feira (16) mais uma etapa do projeto de prevenção em saúde mental, com foco no combate à violência doméstica. A ação, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Psicologia da UniAlfa Faculdade, reuniu moradoras do bairro e regiões vizinhas para debates e orientações.

O evento contou com a participação do psicólogo Jhony Minueza Tavares e dos investigadores da Delegacia da Mulher, Renata Dechiche e Antonio Augusto Spoladore, além de acadêmicas do 6º período de Psicologia da UniAlfa. “A participação mais valiosa é das mulheres do bairro, que têm comparecido e se engajado nesses momentos”, afirmou a enfermeira Débora Batista Almeida, da UBS Sonho Meu.

Durante o encontro, foram abordados temas como os direitos das mulheres, a conquista de espaço na sociedade e a segurança no ambiente doméstico. A enfermeira Simony Bernardelli Rosa abriu o evento reforçando o compromisso da unidade de saúde com o bem-estar integral das moradoras. “Temos equipe preparada e agentes comunitários que visitam as residências. Estamos à disposição para qualquer necessidade”, disse.

O psicólogo Jhony Tavares detalhou os serviços oferecidos pela Delegacia da Mulher, incluindo atendimento psicológico especializado. “O acolhimento está mais humanizado e sensível às situações vividas por essas mulheres. Também damos atenção especial a adolescentes vítimas de violência em diferentes ambientes”, explicou.

O encontro permitiu que as participantes compartilhassem experiências e refletissem sobre autocuidado e reconstrução de vida. A atividade foi encerrada com um chá da tarde oferecido pela equipe da UBS, marcando o caráter acolhedor da iniciativa.

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas