
Segurança Pública do Paraná testa blindado tcheco para equipar forças de elite da segurança pública
O plano prevê a compra em duas etapas, com seis unidades em cada uma


A Secretaria de Segurança Pública do Paraná pretende reforçar a frota das forças de segurança do Estado com a aquisição de 12 veículos blindados. O plano prevê a compra em duas etapas, com seis unidades em cada uma. A primeira parte da aquisição já está em andamento e ocorre em conjunto com um processo licitatório da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A segunda, que será feita por meio de um edital próprio, ainda está em fase preliminar de análise no âmbito do governo estadual.
“Essa ideia está dentro de um grande projeto de modernização da segurança pública, que vai desde a reestruturação das polícias até a compra de equipamentos e de novas tecnologias. Esses blindados estão sendo comprados para toda a segurança pública do Estado do Paraná: Batalhão de Operações Especiais (BOPE); Grupo Tigre, da Polícia Civil; Setor de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal, enfim, todas as nossas forças de elite”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A proposta é que os veículos sejam empregados em diferentes tipos de ocorrência, com foco em gestões de crise e operações especiais. “É para fazer frente a situações de alta complexidade, como é o caso de roubo a banco ou tomada de cidades. Também em situação de tentativa de arrebatamento de presos nos nossos presídios”, explicou o secretário.
Como parte da definição dos modelos que constarão no edital de concorrência a ser lançado pelo Estado, estão sendo realizados testes com o Patriot II, blindado de fabricação tcheca. O veículo está em avaliação nesta semana em Curitiba e região metropolitana.
“Estamos fazendo alguns testes com esse veículo para que a gente possa entender o mercado e possamos apresentar no edital o melhor possível em termos de referência para as necessidades do Estado”, disse o major Felipe Serbena, comandante do BOPE.
Segundo o oficial, o planejamento prevê a aquisição de três veículos voltados para operações táticas e três para transporte de tropa. “Até porque cada força de segurança tem seu nicho de atuação”, afirmou. O primeiro tipo é mais blindado e voltado a situações de enfrentamento, enquanto o segundo tem maior capacidade de transporte de pessoas e estrutura mais leve.
A expectativa é de que ao menos parte dos veículos esteja em operação no Paraná até o fim de 2025 ou, no mais tardar, no ano seguinte.
Nesta terça-feira (15), o Patriot II foi testado em uma chácara no município de Quatro Barras. Foram avaliados o desempenho do blindado em subidas, descidas e sua aderência em diferentes tipos de terreno.
Apresentado ao mercado brasileiro durante a 15ª edição da LAAD: Defense & Security — maior feira do setor na América Latina, realizada no início do mês no Rio de Janeiro — o Patriot II é um veículo militar 4×4, com blindagem contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas. A suspensão independente proporciona estabilidade interna aos ocupantes, mesmo em terrenos irregulares.
Com cerca de 17 toneladas, o veículo pode atingir 100 km/h e realizar manobras ofensivas e evasivas. Tem capacidade para transportar até oito pessoas, incluindo o condutor, e suporta travessias com lâmina d’água de até 1,60 m. A autonomia operacional é de aproximadamente 600 km.
(OBemdito com informações da AEN)