Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Centro Cultural de Umuarama oferece oficina gratuita de bordado à mão em maio; se inscreva

As inscrições presenciais começaram na segunda-feira (14) e seguem até 22 de abril no próprio Centro Cultural

Centro Cultural de Umuarama oferece oficina gratuita de bordado à mão em maio; se inscreva
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de abril de 2025 às 11h46 - Modificado em 19 de abril de 2025 às 11h46

O Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, receberá entre 5 e 9 de maio a Oficina de Bordado à Mão, com aulas gratuitas destinadas a interessados em aprender a técnica tradicional. As inscrições presenciais começaram na segunda-feira (14) e seguem até 22 de abril no próprio Centro Cultural, localizado na região central da cidade.

Com turmas limitadas, o curso ocorrerá sempre das 16h às 18h, com todo o material necessário fornecido aos participantes. A iniciativa visa preservar a arte manual do bordado e oferecer uma alternativa de qualificação e geração de renda para a comunidade.

A proposta é ensinar os pontos básicos e incentivar a criatividade por meio dessa arte secular. A ideia da a oficina é voltada tanto para iniciantes quanto para quem deseja aprimorar técnicas já conhecidas.

Interessados devem comparecer pessoalmente ao Centro Cultural Vera Schubert para garantir a vaga, apresentando documento de identificação com foto. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados por responsável no ato da inscrição.

A programação inclui desde noções sobre os diferentes tipos de linhas e agulhas até a execução de peças simples. Ao final do curso, os participantes poderão levar para casa seus trabalhos concluídos.

O bordado manual é uma rica representação cultural e humana que pode ser observada em praticamente todas as sociedades. Existem inúmeras variações de técnicas, pontos, motivos e formas de aplicação.

Seja pela geografia, religiosidade, ou por influências de antigos impérios e rotas de comércio. Cada um a seu modo, o bordado é um reflexo do modo de ser e dos costumes de cada povo.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas